São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Concurso de robôs reúne estudantes

Competição latino-americana traz a SP criações que dispensam o controle remoto

MARINA MESQUITA
NATÁLIA CANCIAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 700 estudantes gritam "chuta", aplaudem um gol e assistem a uma apresentação de capoeira em um campeonato em que os principais astros são robôs.
Na semana passada, o ginásio esportivo da FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo (SP), virou palco para a Competição Latino-Americana de Robótica, o RoboCup Open Latino-Americano e as finais da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).
Os robôs -500 no total- jogam futebol, dançam, simulam resgates e consertam tubulações para evitar vazamento de óleo. Tudo sozinhos. O uso de controle remoto é proibido.
Os projetos foram criados e programados especialmente para o evento. A versão final do pequeno Pacman, um robô programado para executar simulações de resgate, levou cerca de duas semanas para ficar completa.
Seu "pai", o estudante Mateus Bizarria,17, usou kits especiais da Lego (ao custo médio de R$ 2.500) e sete sensores para dar vida ao projeto.
Segundo a coordenadora técnica geral do campeonato, Esther Colombini, os alunos competem pelo desenvolvimento em tecnologia.
Os alunos Bruno Amorim, Rodrigo Oliveira, Bruno Braga e Pedro Jorge concordam. Aos 13 anos, campeões na categoria de dança com o robô Oxóssi, que joga capoeira, eles já estão preocupados com os ajustes tecnológicos para a próxima etapa da competição. "Tem que atualizar sempre", diz Amorim.
O mexicano Alberto Tovar fez isso com a nova versão do robô Benito, concluída em dois meses.
No estilo humanoide, a criação de Tovar conta com câmera e sensores que fazem o robô andar, driblar, chutar e até fazer gol. Mas é quando ele consegue se levantar em campo após uma queda -tarefa difícil para um robô sobre duas "pernas"- que a arquibancada vai ao delírio.
Benito ganhou o campeonato sozinho. Na final, marcou 1 a 0 contra dois robôs do time adversário (eram permitidos até três por equipe).
Os vencedores disputarão a RoboCup Federation, em junho de 2011, na Turquia.


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.