São Paulo, quarta-feira, 04 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Parceiras, Apple e Samsung brigam na Justiça por patentes

Empresa sul-coreana fornece componentes à de Jobs, que a acusa de copiar produtos

DE SÃO PAULO

"Em vez de adotar um desenvolvimento de produto independente, a Samsung escolheu copiar servilmente a tecnologia inovadora da Apple, as distintas interfaces de usuário e o design elegante e diferenciado de produtos e embalagens, numa violação dos valiosos direitos de propriedade da Apple."
Foi com essas palavras duras que a Apple anunciou, no fim do mês passado, o processo que move na Justiça dos EUA contra a Samsung. A ação surpreendeu pelo fato de a empresa coreana ser uma das principais fornecedoras de componentes, como processadores e unidades de armazenamento, para os produtos da companhia fundada por Steve Jobs.
Poucos dias depois, a Samsung contra-atacou a Apple processando-a ao mesmo tempo na Alemanha, na Coreia do Sul e no Japão, alegando violação de dez patentes, a maioria delas relacionadas a comunicação sem fio.
Há outras alegações menos técnicas, como a de que a Apple teria violado a patente de "um sistema de teclado de software que usa uma stylus [caneta] numa tela sensível ao toque".
Na semana passada, a Samsung estendeu o processo à Justiça dos EUA.

MINÚCIAS
No longo documento da Apple, são listadas minuciosamente dezenas de ocasiões em que a Samsung teria violado suas patentes.
As acusações incluem até detalhes da embalagem dos produtos envolvidos.
Segundo a Apple, a Samsung copiou dela "a caixa retangular com uma grande fotografia frontal do produto proeminentemente na superfície superior".
E ainda: a Samsung teria usado um "design que acomoda os produtos para fazer com que eles fiquem imediatamente visíveis quando se abre a caixa".
Um dos principais alvos da Apple é a interface proprietária TouchWiz, que a Samsung acrescenta a seus celulares com Android.
No processo, a empresa de Jobs coloca, lado a lado, ícones semelhantes do iPhone e da TouchWiz.
"A cópia é tão clara que [os dispositivos da Samsung] parecem ser produtos reais da Apple", diz o documento.

LIMITES
No anúncio dos resultados financeiros da Apple, poucos dias depois da abertura do processo, Tim Cook, atual executivo-chefe da empresa durante a licença de Jobs, afirmou não esperar que o processo abale a relação entre as duas empresas.
"Somos o maior cliente da Samsung e a Samsung é uma fornecedora de componentes muito valiosa para nós. Esperamos que essa relação forte continue", afirmou.
E finalizou: "À parte disso, sentimos que a divisão de comunicações móveis da Samsung passou dos limites."


Texto Anterior: Serviço mostra opinião da web sobre o usuário
Próximo Texto: Atalho - José Antonio Ramalho: Organize as fotos que são publicadas no seu Facebook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.