São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MEU PRIMEIRO
computador

Netbooks têm poucos diferenciais para crianças

Fabricantes recomendam categoria por portabilidade e peso reduzido

Personalização vai pouco além de cores rosa e vermelha e jogos pré-instalados; modelo lembra lancheira

MÁRCIO PADRÃO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Embora os tablets estejam em evidência, os pais podem considerar os notebooks e netbooks como boas opções para iniciar as crianças no mundo da tecnologia.
A questão é que os fabricantes demonstram ter pouca afinidade com o público infantil. Entre os modelos recomendados pela Sony, pela HP, pela Samsung e pela Asus, apenas o da HP traz um visual diferenciado, com alça, enquanto os outros basicamente investem nas cores rosa ou vermelha.
O da Samsung ainda vem com jogos shareware (gratuitos por tempo limitado).
De resto, o conteúdo instalado ainda é o Windows 7 básico, como em qualquer modelo para adultos. A HP ainda fornece um aplicativo chamado Magic Desktop, mas ele precisa ser baixado no site da empresa. Dito isso, como escolher um portátil para seu filho? Para os fabricantes, netbooks são mais indicados que os notebooks por conta do tamanho e do peso diminutos.
"Os netbooks de dez polegadas podem ser transportados na mochila sem alertar pessoas mal-intencionadas. Resistência também é importante, pois a criança acaba levando o netbook ao seu limite", afirma o gerente de marketing da Asus no Brasil, Güido Alves.
A designer Silvia Guimarães, mãe de dois filhos -Júlia, 9, e Matias, 1-, concorda com a questão física do aparelho, mas ainda teme o conteúdo nocivo que pode chegar pela web.
"A portabilidade tem essas duas vias. Torna mais fácil se movimentar, mas também limita o controle dos pais. Além do design e do preço, acho que softwares de restrição de conteúdo seriam um diferencial", sugere.

LANCHEIRA
A cor rosa chama a atenção no Vaio VPC-YB15A (Sony) e no N150P (Samsung), enquanto o Eee PC 1015PEM (Asus) ostenta cor vermelha.
O Mini 100e (HP) se destaca com sua alça de plástico, que dá a ele um simpático visual de "lancheira". Apesar de um pouco pesado, com 1,45 kg, compensa isso com um aspecto bem resistente.
No teste, o N150P pareceu ser o mais frágil por causa do plástico usado e das teclas "pastilha", que perigam quebrar caso o pequeno usuário deixe entrar sujeira e pequenos objetos no teclado.
Com tela de 11,6 polegadas, o notebook da Sony é um pouco maior que os outros, mas todos cumprem a necessidade de caber na mochila.
Os quatro têm desempenho equivalente, embora o Vaio VPC-YB15A demonstre um pouco mais de velocidade.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Computadores de mesa se reinventam para atrair jovens
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.