São Paulo, quarta-feira, 06 de julho de 2011

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Versão brasileira

Cresce a produção nacional de aplicativos para tablets; desenvolvedores constatam aumento no faturamento

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

O iPad vende cerca de 3,5 milhões de unidades mensais e, segundo pesquisa da NetMarketShare divulgada no início deste mês, já representa cerca de 1% de todo o tráfego de internet no mundo.
O tablet da Apple e seus concorrentes estão ajudando a aquecer o mercado de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis no Brasil.
A FingerTips, empresa fundada em 2009, nasceu para criar programas para iPhone. No primeiro ano, o faturamento dela foi de R$ 500 mil. Em 2010, de R$ 4 milhões. Para este terceiro ano, a companhia tem como meta arrecadar R$ 14 milhões.
Hoje, cerca de 40% de toda a produção de aplicativos da FingerTips é para tablets Đa grande maioria, para iPad. Os tablets também já são responsáveis por 40% dos R$ 12 milhões que a companhia Aorta, do mesmo setor, prevê ganhar neste ano.
Desenvolvedores e empresários entrevistados pela Folha falam sobre a diferença entre Estados Unidos e Brasil, explicam por que não existe, ainda, um aplicativo brasileiro que seja um hit mundial e especulam sobre o futuro do mercado.


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