São Paulo, quarta-feira, 07 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO

Sites e apps fazem indicações de restaurantes, livros e blogs de música

LEONARDO LUÍS
DE SÃO PAULO

Sugestões automáticas baseadas no perfil do usuário já são comuns para música, vídeos, lojas virtuais e sites de compartilhamento de links. Ferramentas lançadas recentemente estendem o alcance desse tipo de serviço.
O Ness (likeness.com), aplicativo para iOS compatível com iPhone, iPod touch e iPad, disponível desde julho nos EUA, recomenda restaurantes com base em avaliações do usuário sobre lugares já visitados. Assim, aponta numa escala de 0 a 100 se um restaurante tende a agradá-lo.
No futuro, o sistema vai incluir outros serviços além de restaurantes, diz a empresa.Quanto mais locais avaliados, maior tende a ser a precisão do cálculo. O aplicativo pode ser vinculado a contas do Foursquare e do Facebook.
Lançado em julho e compatível com os mesmos dispositivos, o Alfred, também restrito aos EUA, tem função parecida: indicar locais para comer. Um robô faz perguntas cujas respostas educam o sistema.
Outra ferramenta nova é o BookLamp (booklamp.org), site que recomenda livros. Basta digitar o nome de uma obra para receber uma lista de indicações relacionadas.
Também já há caso de um serviço de recomendação que se baseia em outro. O The Super Awesome Music Blog Finder Thingy (ex.fm/labs/blogfinder) indica blogs de música a partir de canções registradas no site last.fm.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Sabe o CTRL+F?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.