São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXAGERADOS

Finos ou com telas enormes, televisores tiveram destaque na IFA

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ultrafinas, gigantescas, 3D e conectadas à internet. Em um evento como a IFA, maior feira de produtos eletrônicos da Europa, os exageros em relação aos aparelhos de TV são inevitáveis. E alguns deles apontam para o futuro da categoria.
A LG apresentou uma TV de Oled de 31 polegadas cuja espessura é de 2,9 milímetros, o que faz dela a mais fina do mundo na categoria (embora apenas a Sony também tenha aparelhos com esse sistema de iluminação).
O protótipo não tem data para chegar ao mercado, mas rumores dão conta de que ela deverá custar cerca de US$ 9.000.
Com a tecnologia de iluminação Nano Full LED, o aparelho mais fino da LG pronto para o mercado, LEX8, tem 8,8 milímetros de espessura e chegará às lojas da Alemanha e da Coreia do Sul no próximo mês.
Já outros fabricantes apostam no tamanho. A Panasonic exibia um monstruoso protótipo com tela de plasma de 152 polegadas e resolução de 4.096x2.160 pixels, uma das maiores do mundo em modelos comerciais. A empresa pretende lançar o televisor ano que vem, mas depende do interesse do mercado pelo produto.
Antes do início da feira, a LG anunciou um aparelho ainda maior, com 180 polegadas. Ele, no entanto, não passava de seis telas de 60 polegadas conectadas umas as outras.
Já a Samsung lançou a maior TV com tela de LED do mundo. A C8000 tem tela de 65 polegadas, além de conectividade Wi-Fi, aplicativos on-line e suporte ao formato 3D. O preço também não é nada pequeno: US$ 7.730.

INTERNET E 3D
A edição deste ano da IFA, que começou na última sexta (3) e termina hoje, é a de número 50. Ao longo dos anos, o evento lançou tendências e tecnologias que foram incorporadas aos televisores.
Em 1930, por exemplo, um protótipo de TV foi apresentado na feira. Em 1989, foram os aparelhos com tela wide-screen que deram as caras.
Neste ano, dispositivos com conexão à rede e tentativas de exibição das imagens em 3D sem a necessidade de óculos ganharam destaque.
A Sony demonstrou o Google TV, um sistema que leva para a sala de casa serviços da gigante das buscas (YouTube, Maps e, claro, a ferramenta de buscas) que podem interagir com o que está sendo exibido na tela. Redes sociais, como Twitter, também apareciam respondendo à programação.
A Samsung também demonstrou um controle remoto da LCD 9000 series, cuja interface e tela sensível lembrava um smartphone.
Boa parte dos modelos na IFA são 3D, mas a Philips mostrou um projeto com a tecnologia sem óculos. A TV de 52 polegadas deve estar à venda em 2013.


Texto Anterior: Delete: Obstáculos
Próximo Texto: Raio-X IFA 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.