São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2010

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#PRONTOFALEI

LULI RADFAHRER - folha@luli.com.br

Multifuncionais

É IMPRESSIONANTE que, passados mais de três anos do surgimento do iPhone, ainda não tenha surgido outra ruptura na cadeia de evolução dos smartphones. O aparelhinho da Apple (empresa que, vale lembrar, não tinha experiência com telefones) parece ter atingido a concorrência como uma pistola de atordoamento. E enquanto muitos ainda acham que ele é só um telefone bonitinho, ele passou à frente do PlayStation Portable e do Nintendo DS e se tornou líder de mercado no segmento de videogames portáteis. Sem experiência alguma na área.
Todo novo estímulo causa uma desorientação. É natural. O que surpreende é o fato de durar tanto tempo. Novidades, afinal, surgem a todo instante no mundo eletrônico, e a esta hora as pessoas já deveriam estar acostumadas com elas.
Mas não estão. A sensação que se tem, aliás, é exatamente a contrária: à medida que o cotidiano é preenchido com novos estímulos, muitos parecem ficar paralisados feito gatos no meio da rodovia enquanto os faróis da carreta se aproximam.
O excesso de impulsos tem gerado uma sobrecarga tão intensa que chega a provocar em muita gente um tipo de paralisia, uma inatividade passiva à espera de que as novidades passem. Isso não vai acontecer. Hoje todos precisam compreender as mudanças sociais. Sob muitos aspectos, elas são mais importantes do que as notícias pela simples razão de serem características dos grandes centros urbanos, independentes de cultura ou país. Todos fazemos parte delas, queiramos ou não.
De um tempo para cá, as formas de comportamento se multiplicaram. As razões são várias: maior comunicação e intercâmbio, globalização, urbanização, massificação, digitalização, necessidade de expressão... Nesse grande brainstorm mundial, todos formam opinião. É natural que novas ideias surjam o tempo todo. Mesmo assim, são poucos os que dedicam tempo ou paciência para levá-las a sério antes do ponto em que estejam grandes demais para serem ignoradas.
Observar tendências é entender o mundo, passo fundamental para quem pretende pensar em novos conceitos, projetos, produtos, serviços, experiências ou marcas. Ou simplesmente entender, com clareza, que raios está acontecendo. Em breve elas serão tantas e tão diversificadas que praticamente tudo será tendência -e todos serão público.


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