São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Apostas são em tecnologia sem contato

Empresas adotam a NFC, com a qual o usuário paga suas contas ao aproximar o celular de um leitor de dados

Google, Nokia, RIM, LG e Samsung estão na lista de interessados nas possibilidades abertas com a nova técnica
DE SÃO PAULO

A busca pela carteira eletrônica perfeita gerou uma correria entre as empresas de tecnologia.
Especulações de diversos blogs de tecnologia afirmam que os próximos iPhone, iPad e iPod touch serão compatíveis com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite que o usuário pague sua conta apenas aproximando o aparelho de um leitor de dados compatível com a tecnologia.
São rumores baseados em vagas abertas na Apple buscando especialistas ligados à técnica.
A equipe que cuida do Android, do Google, já trabalha para explorar as possibilidades que a NFC trazem ao sistema. O novo aparelho que a empresa lançou em parceria com a Samsung, Nexus S, já é compatível com a tecnologia, por exemplo.
O Google também faz testes na cidade de Portland, nos Estados Unidos, onde o sistema é usado para que os usuários obtenham mais informações sobre determinados locais.
O dono do Nexus S, por exemplo, precisa apenas aproximar seu aparelho do adesivo que diz "Recomendado no Google" para obter as informações.
A Nokia também participa da corrida. Um executivo da companhia prometeu que todos os aparelhos de 2011 da empresa teriam a tecnologia embutida, segundo o site da revista "Fast Company".
No final de janeiro, a LG anunciou iniciativas na área. A empresa informou que irá lançar um sistema de pagamentos móveis envolvendo NFC e computação em nuvem a ser implementado em 2012, na Europa. A tecnologia está em fase de testes.
A expectativa é de que Samsung e BlackBerry também façam lançamentos na área. Rumores indicam que a Samsung deve trazer a nova versão do seu Galaxy S com a tecnologia.

MERCADO
Analistas da consultoria Frost & Sullivan estimam que, até o ano de 2015, já sejam mais de 860 de milhões celulares compatíveis com a tecnologia NFC. A previsão da empresa também é de que a solução se torne a mais usada no campo dos pagamentos móveis.
(AMANDA DEMETRIO)


Texto Anterior: Dinheiro no dedão
Próximo Texto: Pagamentos com celular
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.