São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BARRACO

Após acusação, Google e Microsoft brigam em público

DE SÃO PAULO

Depois de o Google denunciar o Bing, da Microsoft, por copiar seus resultados de busca, a guerra fria entre as duas empresas pegou fogo com bate-bocas no Twitter, posts espinhentos em blogs oficiais e trocas de acusações em público.
Foi Danny Sullivan, do blog Search Engine Land, quem revelou a história: segundo a gigante das buscas, a Microsoft monitora o que usuários do Internet Explorer e da barra do Bing procuram no Google e faz com que o Bing retorne os mesmos resultados.
"O Bing da Microsoft utiliza os resultados de pesquisa do Google e se recusa a admitir", disparou o Google em seu blog oficial.
À ZDNet, um porta-voz da Microsoft afirmou apenas: "Não copiamos os resultados do Google".
Em e-mail ao Search Engine Land, Stefan Weitz, diretor do Bing, disse: "Programas de opt-in [em que os usuários concordam explicitamente em participar] como o da barra do Bing nos fornecem dados de fluxo de cliques, um dos muitos sinais de entrada que nós e outros mecanismos de busca usamos para ajudar a ranquear sites."
Segundo Weitz, o Google tentou "confundir e manipular alguns desses sinais".
"O Google quer mudar de assunto porque está sob investigação nos EUA e na Europa por manipular resultados de buscas", escreveu no Twitter o chefe de comunicação da Microsoft, Frank Shaw. Também pelo microblog, Matt Cutts, líder de tecnologias antispam do Google, refutou a justificativa da Microsoft e ironizou o Internet Explorer.
Shaw rebateu: "Ei, se esse negócio de engenharia não está funcionando para você, tente relações públicas -você leva jeito ;)".
Em seu programa "Colbert Report", patrocinado pelo próprio Bing, o comediante Stephen Colbert gracejou: "Pela primeira vez, o histórico de busca ferrou alguém por algo que não era pornografia." (RC)


Texto Anterior: Xperia X8 pode agradar a quem quer Android compacto e leve
Próximo Texto: Games: Novo LittleBigPlanet é arma de criação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.