São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nexus desponta como bom rival do iPhone

Desenvolvido por Google e Samsung, aparelho utiliza a mais nova versão do Android

EMERSON KIMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

"É algo como um iPhone do Google." Essa explicação meio imprópria foi a que melhor funcionou para apresentar o Nexus S a pessoas que perguntaram sobre ele durante o período em que a Folha testou o aparelho.
A frase coloca o Nexus S no mesmo patamar do celular da Apple (e reconhece o sucesso deste), e tal comparação é cabível. Desenvolvido pelo Google e pela Samsung, o sucessor do Nexus One (fabricado pela HTC) é um dos melhores smartphones já lançados, provavelmente o melhor com o sistema operacional Android.

Software
O maior diferencial do Nexus S em relação aos concorrentes da mesma plataforma é o software: ele vem com o Android 2.3 -a versão mais atual do sistema do Google- "puro", inalterado -isto é, sem as (geralmente irritantes) modificações cometidas pelas fabricantes ou operadoras. Além disso, ele provavelmente receberá futuras atualizações do Android antes dos outros aparelhos.
A versão 2.3 oferece uma série de vantagens sobre a 2.2, que equipa boa parte dos aparelhos mais recentes.
Sua interface é mais elegante e menos colorida e tem novos ícones e animações.
O gerenciador de aplicativos permite checar os programas em execução e escolher quais encerrar, a fim de liberar recursos do sistema.
A resposta aos toques na tela está em um nível bem próximo ao do iOS, sistema usado pelo iPhone, que é a referência nesse quesito.
O teclado foi redesenhado e oferece suporte a multitoque, permitindo uma digitação mais rápida e fluida.
Outras novidades incluem lista de downloads, suporte a mais sensores (giroscópio, barômetro etc.), processamento gráfico otimizado, operações mais velozes e realização de chamadas pela internet.
Ainda há muito o que melhorar, claro. Selecionar e copiar um texto, por exemplo, é frustrante, pois o procedimento varia conforme o aplicativo -mesmo entre os feitos pelo próprio Google.
A falta de suporte a conversas com vídeo no Google Talk é especialmente decepcionante em um sistema que faz sua estreia em um dispositivo desenvolvido pela própria empresa com uma câmera frontal.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Google Nexus S
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.