São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conferência de games celebra o passado

Game Developers Conference homenageou clássicos e criadores

Apesar da nostalgia, evento realizado nos EUA também olhou para o futuro; destaques foram jogos sociais


THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Celebrando 25 anos de realização, a Game Developers Conference 2011, que na semana passada reuniu produtores de jogos de todo o mundo em San Francisco, nos EUA, homenageou diversos clássicos dos videogames e seus criadores.
Porém, mesmo envolto em clima nostálgico, o evento não deixou de olhar para o futuro da indústria, permeado pelos jogos sociais, portáteis e superproduções.
Em uma rara aparição pública -ainda mais no Ocidente-, Tori Iwatani, criador do seminal Pac-Man, revelou que fez o jogo para atrair as mulheres aos games: "Na época, trinta anos atrás, os fliperamas eram playgrounds para garotos. Por isso, eram locais sujos e fedidos (risos)", brincou.
E o que dizer do fato de que David Crane precisou de mil horas de programação para fazer Pitfall!, lançado em 1982, caber em 4 Kbytes (4.096 bytes) de memória do Atari 2600? "Na época, só 10% do trabalho foi gasto na concepção do projeto; o restante foi gasto tentando fazer o hardware limitado rodar o jogo", explicou o autor.
Era mesmo uma época de improviso, na qual aparentemente os game designers não sabiam exatamente o que estavam fazendo ou para onde estavam indo. Jordan Mechner, autor de Prince of Persia, filmou o irmão para capturar os movimentos do herói e teve a ajuda do pai na trilha sonora. "Comecei fazendo um personagem que corria e pulava, e desenvolvi o jogo a partir disso", diz.
Mas, como nem tudo é nostalgia, a GDC 2011 também aproveitou para discutir temas bastante atuais como os jogos sociais, talvez o tópico mais abordado nas palestras do evento. Centenas de produtores de jogos disputaram espaço no centro de convenções Moscone Center para ouvir as dicas de desenvolvedores da Zynga, de FarmVille e CityVille.
Na principal palestra do evento, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, falou sobre o 3DS, portátil que chega às lojas dos EUA neste mês e reproduz gráficos tridimensionais sem a necessidade de óculos especiais. Para deleite do público, o executivo aproveitou para revelar a versão de Super Mario para o aparelho, mas sem fornecer detalhes adicionais.
No Game Developers Choice Awards, evento paralelo que premia os principais jogos do mercado, Red Dead Redemption, faroeste da Rockstar, levou quatro troféus, entre eles o de melhor game de 2010. Minecraft, jogo para PC que virou hit na web, foi o independente mais celebrado.


Texto Anterior: Luli Radfahrer: DJ, fotógrafo, chef, modelo & ator
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.