São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Windows para tablet estreia em Taiwan

Na maior feira de computadores do Oriente, grandes empresas exibem suas apostas para concorrer com o iPad

Computex 2010 mostra o que há de mais novo em telas sensíveis ao toque, como sistema 3D e tamanhos maiores

Patrick Lin/France Presse
Mulher toca música em painel sensível ao toque durante a Computex, maior feira do ramo de computadores da Ásia

DE SÃO PAULO

Foram 2 milhões de iPads vendidos e todos parecem querer se juntar à Apple no mercado dos tablets.
Ao menos foi o que mostraram anúncios de marcas como Intel, LG, MSI e Asus feitos durante a Computex 2010, a segunda maior feira de computadores do mundo, que acabou no último sábado em Taiwan.
A Microsoft também fez sua aposta: uma versão do seu sistema Windows para aparelhos menores, que deve ser usada nos tablets.
Batizado de Windows Embedded Compact 7 (bit.ly/win7tablet), ele é compatível com arquivos do Office e tem suporte ao Flash, complemento multimídia da Adobe banido do iPad.
LG, Asus e MSI optaram por usar a versão normal do Windows 7 em seus tablets.
O LG UX10, da LG, traz como diferencial a câmera de 1,3 Mpixel, ausente no iPad.
Já a Asus resolveu trabalhar com duas linhas de produtos: um tablet com Windows 7 e outro já com a versão compacta do sistema.
O Eee Pad EP121, com o Windows 7, é "basicamente um notebook sem teclado", segundo o site de tecnologia Cnet (cnet.com). Uma versão menor dele usaria o novo Windows compacto.
A MSI também trilhou dois caminhos: um com o Windows 7 e outro com o Android. A empresa mostrou o WindPad 100, com Windows 7, que deve chegar ao mercado por cerca de US$ 499, segundo o blog de tecnologia Crave Asia. A opção da MSI com Android sai por algo em torno de US$ 399.
O MeeGo, sistema desenvolvido em uma parceria entre Nokia e Intel, fez sua aparição pelos tablets no protótipo Quanta Redvale MeeGo, segundo o blog de tecnologia Engadget (engadget.com).

FEIRA
As telas sensíveis ao toque foram um dos destaques da Computex 2010. Empresas procuraram mostrar novidades como telas 3D sensíveis e displays maiores, segundo o site Digitimes.
A MasTouch, por exemplo, mostrou seu trabalho em displays maiores, de 18 polegadas ou mais, diz o site.
Também foram demonstrados óculos com a capacidade de gravar vídeos.

MANIFESTAÇÃO Protestos na Computex tiveram como alvo a Foxconn Electronics, que fabrica produtos da Apple e recentemente registrou casos de suicídio de funcionários


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Saiba mais sobre: A Computex 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.