São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Imagem em ação

Aparentemente ultrapassado, GIF animado, formato popular nos anos 1990, ganha vida nova no Tumblr e na mão de artistas

RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO

Uma animação que geralmente se repete indefinidamente, com suporte a apenas 256 cores e sem som: assim, meio antiquado, é o GIF animado, que se popularizou em meados dos anos 1990, nos primórdios da internet comercial.
A despeito dessas limitações, o formato vem ganhando vida nova na internet principalmente graças ao Tumblr (tumblr.com), espécie de mistura entre blog e Twitter, que recebe, em média, 3 milhões de pageviews por mês, mais do que o dobro dos blogs hospedados na madura plataforma WordPress, de acordo com a QuantCast.
Embora o formato seja frequentemente usado para eternizar cômicos incidentes domésticos e para satirizar artistas pop e fenômenos internéticos, seu apelo não se limita ao caráter tosco ou humorístico. Nas mãos de profissionais como Aaron Meyers e da fotógrafa de moda Jamie Beck, ganha status de arte.
Beck produziu uma série de belas imagens em movimento em forma de GIF animado, parte delas com a modelo Coco Rocha. Já Meyers usou milhares dessas animações para compor uma instalação artística.

ORIGENS
Quem se aventura na internet há mais de dez anos deve se lembrar de GIFs animados clássicos, como o do bebê dançarino, o da placa "em construção" para sites em desenvolvimento e do site Hampster Dance (hampsterdance.com), em que um exército de roedores dança incessantemente.
Hoje, boa parte dos GIFs animados de sucesso surge no caótico fórum de imagens 4chan, se espalha no Tumblr e vai parar no Know Your Meme (knowyourmeme.com), repositório de fenômenos humorísticos da internet adquirido recentemente pela Cheezburger Network, lar de sites como o I Can Has Cheezburger?, que reúne imagens engraçadas de gatinhos.
Graças à sua simplicidade, o GIF animado consegue sobreviver em meio a tecnologias mais sofisticadas, como o Flash, da Adobe, usado em sites como o YouTube, e o HTML5, novo padrão para desenvolvimento de sites.

PREMIAÇÃO
O atual prestígio do velho GIF animado ficou evidente no braço digital da tradicional premiação Video Music Awards, da MTV, o O Music Awards, que incluiu a categoria GIF animado favorito.
A vencedora do prêmio na primeira edição, realizada em 28 de abril, foi a cantora Nicki Minaj.
Num GIF animado retirado de um de seus videoclipes, em que aparece mascando chiclete, ela superou grandes nomes da música pop, como Lady Gaga, Justin Bieber, Rihanna, Katy Perry e a novata Rebecca Black, surgida na internet (veja o vencedor e todos os concorrentes em bit.ly/premiogif).
Nesta edição, saiba mais sobre a origem do formato e conheça o trabalho de Jamie Beck e de outros artistas que o adotam. Você aprende ainda a criar seus GIFs e conhece sites estrelados por eles.


Próximo Texto: Casal usa formato para traçar caminho entre cinema e foto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.