São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira como os testes foram feitos

DE SÃO PAULO

Os testes foram feitos com serviços equivalentes das quatro operadoras em atividade no Brasil: Claro, Oi, TIM e Vivo.
Os planos adquiridos foram de 1 Mbps para todas elas, e as medições de velocidade foram sempre realizadas simultaneamente com todos os modens.
O período de uso foi de quarta-feira, 28 de julho, a sexta-feira, 6 de agosto, em horários variados, inclusive no final de semana. Testamos os serviços nas zonas sul, oeste, leste e centro de São Paulo.
O programa Iperf, desenvolvido pela Universidade de Illinois e indicado como um software confiável pelo gerente de projetos de rede computacional do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, foi utilizado para medir a velocidade de upload e down- load, separadamente.
Além disso, os serviços também foram testados com a realização de algumas das atividades mais comuns, como assistir a vídeos e ler e-mails e navegar por sites a fim de avaliar a estabilidade e a qualidade.

MEDIDAS
Os planos de acesso à internet utilizam o Mbps (Mbit por segundo) ou Kbps (Kbit por segundo).
Mas a medida usada por navegadores, clientes de torrents e outros programas usam o Kb/s (Kbyte por segundo). Neste caso, é preciso fazer a proporção para ter a velocidade correta: 1 byte é igual a 8 bits.
Se sua conexão com a internet for de 500 Kbps e você fizer um download, a velocidade máxima que você irá alcançar é 62,5 Kb/s (500 dividido por 8). (AO)


Texto Anterior: 3G em teste/Desempenho: Rede é mais lenta durante os dias úteis
Próximo Texto: Conexão da Vivo é estável, mas fica mais lenta no fim de semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.