São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 2011

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Papo de doido

Robôs disfarçados de gente detectam palavras-chaves escritas por usuários e entulham o Twitter com mensagens de conteúdo publicitário

LEONARDO LUÍS
DE SÃO PAULO

Quem tuíta com frequência já deve ter recebido respostas sem muito nexo de perfis estranhos com conteúdo publicitário.
O Twitter está cheio de spambots, robôs virtuais que simulam perfis convencionais para enviar propagandas. A atividade deles é acionada por palavras-chaves.
Um usuário digita, por exemplo, "iPad" e recebe uma resposta com o endereço para uma loja virtual que oferece o produto. Outro destino comum dos links enviados pelos spambots são páginas que usam pretextos para pedir o e-mail do usuário.
Identificar os spambots não é difícil. Suas páginas tendem a ser monotemáticas, e suas postagens costumam ter periodicidade exata, como de cinco em cinco minutos. É raro que elas formem uma sequência com nexo.
Frequentemente, seus perfis têm fotos de mulheres jovens e atraentes.
A longevidade dos spambots costuma ser curta. O Twitter remove usuários desse tipo em pouco tempo.

ROBÔS COM CAUSA
A publicidade é só um dos usos para robôs no Twitter.
O robô Health Cyborg (@quattuor1023) é programado para encontrar mensagens favoráveis à homeopatia e responder ao usuário com um endereço para um vídeo ou um texto que rechaça esse método terapêutico.
Na mesma linha, o Climate Cyborg (@ai_agw) busca posts que desdenham as teorias de que o mundo está aquecendo e manda links que reforçam essas ideias.
O Caps Cop (@CapsCop) encontra mensagens escritas inteiramente em letras maiúsculas e responde a elas com frases irônicas sobre o hábito de deixar a tecla Caps Lock ligada.


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