São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

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Android é destaque em tablets na feira

Empresas aproveitam Ceatec para mostrar pranchetas sensíveis ao toque; Windows 7 também esteve presente

Sharp anuncia linha de leitores de livros eletrônicos e pretende expandir produtos para mercado multimídia

Shizuo Kambayashi/Associated Press
Modelo mostra o smartphone Galaxy S (à esquerda) e o tablet Galaxy Tab, da Samsung

DA ENVIADA ESPECIAL A CHIBA

Computadores do tipo prancheta sensível ao toque, os tablets estão mesmo entrando para a lista de compras dos usuários. Para fazer frente a lançamentos como o iPad, os fabricantes se apressaram para exibir suas apostas para o mercado.
A Toshiba, por exemplo, mostrou dois tablets. O pequeno Libretto W100 é composto por duas telas acopladas (no formato de um livro) e funciona com Windows 7. Com ele, é possível abrir um programa em cada tela ou dispor cada página de um livro em uma tela.
A empresa também exibiu um tablet usando o Android, sistema de aparelhos móveis do Google, que ganhou destaque como opção para ser usado em tablets.
O espaço ao redor do Toshiba com Android era disputadíssimo e o aparelho, com tela de 10,1 polegadas, parecia corresponder às expectativas. Com boa sensibilidade na tela, era possível navegar na internet por meio do Opera Mobile e o teclado para digitação era razoável para escrever pequenos textos.
O Android também estava presente em uma demonstração do Galaxy Tab, da Samsung -apesar de a empresa coreana não estar oficialmente presente no evento. O Galaxy fez sucesso entre os japoneses que visitaram a feira e pareceu fazer bom uso do sistema do Google. Com quatro botões principais e cinco telas, trazia boa sensibilidade da tela.
A Sharp mostrou sua linha Galapagos, que inclui dois modelos de e-books que também fazem funções como navegação pela internet. A versão maior tem tela de 10,8 polegadas e decepciona. A sensibilidade da tela é inferior a de produtos da concorrência e o botão central de controle é fino demais, dificultando o clique. O teste foi feito com um protótipo.
A situação muda na versão de 5,5 polegadas do e-reader, a ser lançada em dezembro no Japão. Segundo a Sharp, o propósito inicial do Galapagos é funcionar principalmente como e-book. Em breve, a empresa pretende fazer acordos para fornecer conteúdo multimídia aos seus usuários. (AMANDA DEMETRIO)


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