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Android é destaque em tablets na feira
Empresas aproveitam Ceatec para mostrar pranchetas sensíveis ao toque; Windows 7 também esteve presente
Sharp anuncia linha de leitores de livros eletrônicos e pretende expandir produtos para mercado multimídia
Shizuo Kambayashi/Associated Press
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Modelo mostra o smartphone Galaxy S (à esquerda) e o tablet Galaxy Tab, da Samsung
DA ENVIADA ESPECIAL A CHIBA
Computadores do tipo
prancheta sensível ao toque,
os tablets estão mesmo entrando para a lista de compras dos usuários. Para fazer
frente a lançamentos como o
iPad, os fabricantes se apressaram para exibir suas apostas para o mercado.
A Toshiba, por exemplo,
mostrou dois tablets. O pequeno Libretto W100 é composto por duas telas acopladas (no formato de um livro)
e funciona com Windows 7.
Com ele, é possível abrir um
programa em cada tela ou
dispor cada página de um livro em uma tela.
A empresa também exibiu
um tablet usando o Android,
sistema de aparelhos móveis
do Google, que ganhou destaque como opção para ser
usado em tablets.
O espaço ao redor do Toshiba com Android era disputadíssimo e o aparelho, com
tela de 10,1 polegadas, parecia corresponder às expectativas. Com boa sensibilidade
na tela, era possível navegar
na internet por meio do Opera Mobile e o teclado para digitação era razoável para escrever pequenos textos.
O Android também estava
presente em uma demonstração do Galaxy Tab, da Samsung -apesar de a empresa
coreana não estar oficialmente presente no evento. O
Galaxy fez sucesso entre os
japoneses que visitaram a
feira e pareceu fazer bom uso
do sistema do Google. Com
quatro botões principais e
cinco telas, trazia boa sensibilidade da tela.
A Sharp mostrou sua linha
Galapagos, que inclui dois
modelos de e-books que também fazem funções como navegação pela internet. A versão maior tem tela de 10,8 polegadas e decepciona. A sensibilidade da tela é inferior a
de produtos da concorrência
e o botão central de controle
é fino demais, dificultando o
clique. O teste foi feito com
um protótipo.
A situação muda na versão
de 5,5 polegadas do e-reader,
a ser lançada em dezembro
no Japão. Segundo a Sharp, o
propósito inicial do Galapagos é funcionar principalmente como e-book. Em breve, a empresa pretende fazer
acordos para fornecer conteúdo multimídia aos seus
usuários.
(AMANDA DEMETRIO)
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