São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

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Compras coletivas crescem na internet

Sites do gênero já têm 3,6 milhões de visitas por mês, segundo dados do Ibope; em março, eram apenas 123 mil

Redes sociais funcionam como veículo para propagação de ofertas, diz especialista

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Os sites de compra coletiva, onde pessoas se reúnem para conseguir descontos em produtos e serviços, aproveitam-se das conexões das redes sociais para se transformarem em um fenômeno de crescimento em 2010.
No mês de agosto, 3,6 milhões de pessoas, de casa ou trabalho, entraram em pelo menos um site de compras coletivas, segundo o Ibope.
O número representa 8,7% do número total de internautas brasileiros no mês (41 milhões e 600 mil). Em março eram apenas 123 mil pessoas, ou 0,3% dos internautas, que acessavam esse tipo de site.
"Twitter, Facebook, Orkut e outros sites semelhantes funcionam como um veículo bastante eficaz para a propagação das ofertas", diz Claudio Torres, especialista em marketing digital.
"As conexões das redes sociais já estão feitas, então o conteúdo se replica muito rapidamente. A fluidez dessas redes alavanca o acesso dos sites de compras coletivas", completa.
A evolução dos buscadores de preços e a diversificação do comércio eletrônico brasileiro são outros motivos que potencializam o crescimento dos sites.

DESAFIO
"O setor de compras on-line cresce muito rápido, mas tem que enfrentar uma barreira: o medo que brasileiro tem de usar o cartão de crédito na web", lembra Torres.
"Sobre o mercado, acho que vai ter uma briga muito grande entre os diversos sites de compras coletivas e talvez um ou dois se estabilize como marcas mais conhecidas", diz o especialista.


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