São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010

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Sob a tutela do Google, Chrome cresce

Navegador apoia expansão em publicidade nos sites da gigante das buscas e se consolida como terceiro maior

Após dois anos no mercado, funções como extensões e temas também impulsionam downloads


Reprodução
Um dos temas disponíveis aos usuários do Google Chrome; veja mais em bit.ly/cGebkM

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

Em menos de dois anos, o Chrome passou de zero a quase 10% do mercado de navegadores nos Estados Unidos. Naquele país, em junho, o programa do Google para navegação na internet superou o Safari, da Apple, e pela primeira vez conquistou a terceira posição entre os browsers.
Os dados de junho da StatCounter retratam a expansão de um navegador que tem se apoiado em velocidade de navegação, extensões, estética minimalista, publicidade e, claro, no padrinho Google.
Publicidade é um fator importante para o Chrome, já que sites como o Google. com ou o YouTube.com trazem links e recomendam o download o navegador.
O Google também aposta em ações para promover o Chrome. Em sua última versão, por exemplo, o navegador ganhou suporte ao Flash, complemento da Adobe.
Para destacar a função, foi desenvolvido um jogo em Flash para o YouTube (bit.ly/gchromejogo). Para realçar a velocidade do navegador, a equipe do Google produziu um vídeo (bit.ly/diATOH) comparando a velocidade do Chrome à de ondas do som e à de um raio.
Também deram força ao navegador atualizações recentes que trouxeram a possibilidade de usar extensões (www.chromeextensions.org) e a de mudar a estética do navegador por meio de temas (bit.ly/cGebkM).
O formato das extensões foi consagrado entre os usuários do Firefox. Elas são como pequenos programinhas que trazem novas funções ao navegador do usuário.


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