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No Brasil, ciber-humor é pulverizado
Blogs e sites, sem relação entre si, criam piadas com a colaboração dos internautas e recebem milhares de visitas
KibeLoco, Charges.com e Humortadela são alguns dos símbolos do humor brasileiro feito na internet
ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO
No Brasil ninguém ocupa
o trono de imperador do humor, com redes de sites e produtos licenciados. O que é comum de ver em terras tupiniquins é o site que surgiu por
hobbie, diversão ou até mesmo por acaso e acabou tomando grandes proporções.
É o caso do KibeLoco
(www.kibeloco.com.br),
um dos sites de humor mais
visitados do Brasil, com cerca de 100 mil visitas diárias
segundo o medidor on-line
Alexa.com.
"Eu era funcionário de um
banco de investimentos
quando comecei a mandar
fotomontagens para uns
amigos do trabalho. Logo
criei um blog", diz o publicitário Antonio Tabet, fundador do site.
Blogs como o Sedentário
Hiperativo (www.sedentario.org) e o Jacaré Banguela (www.jacarebanguela.com.br), ambos na casa de
25 mil visitas diárias, também começaram de forma
despretensiosa. Até hoje
mantêm uma estética caseira
no layout, mas já figuraram
no top 10 dos blogs mais
acessados do Brasil.
PIONEIROS
Dois sites se aventuraram
a levar as piadas para o mundo virtual quando a internet
ainda era coisa para poucos.
Humortadela (www.humortadela.com) e Charges.com
já espalhavam, há cerca de
10 anos, boas piadas em forma de charges animadas e
são até hoje referência.
Maurício Ricardo, fundador do Charges, ganhou notoriedade principalmente
quando fez animações para o
programa "Big Brother Brasil", da Globo.
O fio condutor de todos os
sites citados é a atualidade
das brincadeiras. Todos têm
como base piadas com assuntos quentes; Copa do
Mundo, eleições ou quaisquer outros assuntos que estejam na boca do povo.
A explosão do Twitter, do
Tumblr e de diversas outras
ferramentas simples de usar
deve amplificar a tendência
da lógica do humor on-line
brasileiro, mais pulverizado
e muitas vezes mais amador
do que o norte-americano.
"Cada pessoa se sente uma
emissora, um editor de si
mesmo" diz Tabet.
Segundo Maurício Ricardo, ficou mesmo fácil criar
com as novas ferramentas.
"Mas quanto mais fácil, mais
tosco é o conteúdo. E a saturação do tosco é rápida. Modismos são despachados a
todo momento", diz.
COLABORAÇÃO
Diferentemente da essência empresarial do ICanHasCheezburger, que tem funcionários para produzir conteúdo e identificar tendências que possam gerar novos
endereços e produtos, os sites de humor brasileiros se
apoiam bastante na colaboração de usuários.
O KibeLoco sempre publica sugestões de piadas ou fotomontagens e o Charges.
com conta com os internautas para dar ideias que ajudem Maurício a manter a média de um minuto de animação por dia. "Meu site tem
uma audiência cativa. Mais
de 60% entram direto no endereço Charges.com", conta
Maurício.
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