São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as promessas do sistema 4G

Nova geração da tecnologia de transmissão de voz e dados sem fio começa a ser implantada nos Estados Unidos

Como velocidades até quatro vezes maiores que as atuais, sistema traz benefícios para jogos com muitos rivais


PETER SVENSSON
DA AP TECHNOLOGY

Empresas de telefonia celular estão prestes a bombardear consumidores com anúncios da próxima geração de tecnologia de rede sem fio: o acesso 4G. Prometem velocidades maiores, mas o fato é que o 4G é menos do que aparenta ser, e há pouca razão para sair correndo atrás dele, pelo menos durante os próximos anos. A Sprint Nextel foi a primeira operadora a anunciar a quarta geração de tecnologia sem fio. Já lançou o seu primeiro telefone 4G, o EVO.
Ainda neste semestre, a Verizon Wireless irá disponibilizar a sua rede 4G para cerca de 25 a 30 cidades. Uma provedora menor, a MetroPCS Communications, também se prepara para lançar um telefone 4G.

ENTENDA O SISTEMA
Então, o que é o 4G? Trata-se de uma forma de usar as ondas de rádio, desenvolvidas inicialmente para a transmissão de dados em vez de chamadas telefônicas. Para isso, apropria-se de aspectos da última geração Wi-Fi, a tecnologia sem fio de curta distância.
Para os consumidores, o 4G significa ter acesso mais rápido a informações. Por exemplo, vídeos em tempo real podem funcionar melhor, com imagens que congelam menos e têm uma resolução mais alta. Conferências de vídeo são difíceis com 3G e podem ficar melhores com 4G, assim como os jogos de múltiplos jogadores.
"Entre as duas gerações, a diferença será semelhante à que existe entre assistir a uma TV comum e a outra de alta definição", disse Matt Carter, presidente da divisão 4G da Sprint. "Depois que você experimenta uma TV de alta definição, fica difícil voltar às TVs padrões. O que acontece aqui é parecido."
Portanto, o avanço de 3G para 4G não é tão dramático quanto o de 2G para 3G, quando pela primeira vez foi possível, de forma prática, navegar na web e baixar vídeos ou músicas por meio de um telefone.
A introdução do 3G nos Estados Unidos começou há cinco anos, mas não está concluída -a AT&T e a T-Mobile USA, por exemplo, ainda oferecem pouca cobertura em áreas rurais.
Mas nem sempre o 4G será mais rápido do que os sistemas atuais. As operadoras de telefonia móvel AT&T e a T-Mobile estão aprimorando as suas redes 3G a fim de oferecer velocidades de transmissão de dados que serão na realidade maiores que as velocidades das redes 4G neste ano e no próximo.

VANTAGENS
Há outro benefício mais sutil no 4G. Embora não seja sempre mais rápido que o melhor 3G, quando se trata de ajudar no download de grandes arquivos em menos tempo, ele é certamente mais rápido no que se refere ao tempo que leva para iniciar a transmissão dos dados.
Isso significa que o 4G é mais rápido quando usado em comunicações instantâneas e de via dupla. Ninguém notaria isso ao navegar na internet ou responder a e-mails, pois estamos falando de atrasos de 0,03 segundo em vez de 0,15 segundo. Mas essa diferença pode significar que o 4G funcionará melhor em games de múltiplos jogadores, em que a sincronia é importante. Chamadas telefônicas também vão se beneficiar, com atrasos de áudio menores.
Em aproximadamente cinco anos, muitos telefones deverão ter recursos 4G e complemento 3G. Mais do que uma revolução repentina, os consumidores irão vivenciar uma transição gradual para a nova tecnologia, que será cada vez mais rápida. Mas o 4G não pode ser visto como uma solução mágica.

Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS



Texto Anterior: Faça você mesmo: Aprenda a mixar seus próprios vídeos
Próximo Texto: Flipout
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.