São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com Wii U, Nintendo mira casuais e fanáticos

Principal novidade do console é o controle, que lembra um tablet

Capacidade de gerar gráficos em alta definição deve recolocar Nintendo na rota das grandes produtoras


DO ENVIADO A LOS ANGELES

"Duas telas são melhores do que uma". Com essa proposta, o Wii U, próximo console da Nintendo, apresentado durante a E3, quer conquistar jogadores casuais e fanáticos a partir de 2012, data prevista para a chegada do aparelho ao mercado.
O nome do videogame, aliás, é uma referência às pronúncias das palavras "nós" e "você", em inglês, o que reforça a ideia da Nintendo em abraçar um público amplo --o Wii, líder de mercado, vendeu mais de 80 milhões de unidades em todo o planeta.
A principal novidade do Wii U é o controle, que lembra um tablet, munido de uma tela sensível ao toque de cerca de 16 centímetros.
É tamanho suficiente para jogar games no próprio controle (inclusive com mais de um jogador) ou então servir como uma segunda tela para jogos que utilizam a TV.
Além disso, o controle tem uma câmera frontal, sensor de movimentos, caixa de som e botões e alavancas suficientes para que sirva como joystick para games que, hoje, saem apenas para PlayStation 3 e Xbox 360.
Aliás, ao contrário do seu antecessor, o Wii U é capaz de gerar gráficos em alta definição, o que era uma das principais queixas dos proprietários do Wii.
Assim sendo, o Wii U vai colocar a Nintendo de volta na rota das grandes produtoras terceirizadas: entre os jogos confirmados para o console estão Batman: Arkham City, Ninja Gaiden 3 e Assassin's Creed: Revelations, até então previstos apenas para PlayStation 3 e Xbox 360.
Por outro lado, todos os jogos do Wii U disponíveis na E3 eram nada mais que demos tecnológicos. Mesmo assim, a Folha testou algumas brincadeiras do console, cuja inovação é tão impactante quanto aquela apresentada pelo Wii, em 2006.
O controle não é pesado e os demos foram bastante divertidos para testar como é jogar em duas telas, sendo perseguido por outros jogadores em um labirinto, protegendo-se de flechas disparadas por piratas ou pilotando uma nave espacial e atirando nos adversários.
O preço do Wii U não foi revelado, mas, em entrevista ao jornal japonês Nikkei, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, disse que o console deve custar o equivalente a US$ 250.
Há uma certa expectativa entre produtores e mesmo jogadores em relação ao valor, já que o controle é um acessório elaborado.
O Wii U, vale destacar, é compatível com todos jogos e acessórios já lançados para o Wii. (THÉO AZEVEDO)



Texto Anterior: Raio X: E3 2011
Próximo Texto: Raio-X: Wii U
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.