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"Vilões" do comércio virtual podem prejudicar suas compras
Logins salvos no navegador e atraso na entrega figuram na lista
MÁRCIO PADRÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os internautas experientes
devem conhecer bem o roteiro para comprar com tranquilidade. Mas, além das dicas básicas, como usar sites
seguros, comparar preços e
verificar prazo de entrega, há
o cuidado com um "vilão" relativamente novo: o Chrome.
No site Reclame Aqui (reclameaqui.com.br), destinado a resoluções de queixas
de compras on-line, o navegador do Google tem gerado
reações negativas por armazenar logins e senhas.
"Algumas pessoas usam o
Chrome na LAN house, não
deslogam, e aí o login fica registrado. Aí vem outro usuário, abre o browser, e ele pode usar aquela conta de forma indevida. Nunca deixe de
dar logoff em qualquer site",
explica o diretor do Reclame
Aqui, Maurício Vargas.
A dica da assistente de direção do Procon-SP, Valéria
Cunha, é usar computadores
em um ambiente privado e
não compartilhado. "Aconselho até evitar o uso de Wi-Fi, que propicia a captação
de dados", sugere.
No entanto, a maior queixa no Natal continua sendo o
atraso na entrega. O "remédio" mais recomendado continua sendo antecipar a compra ao máximo.
Segundo Vargas, 2010 foi o
primeiro ano em que os portais de compras superaram
as telefônicas em número de
queixas no Reclame Aqui.
"Todas as grandes lojas atrasam, pois contam com o mesmo fornecedor, as mesmas
empresas de distribuição e os
Correios", afirma.
Mesmo assim, os grandes
sites ainda são os mais indicados devido à estrutura
maior de entrega. Para lojas
virtuais menores -que também lançam boas ofertas e
são vistas em comparadores
de preços como o Buscapé
(www.buscape.com.br) e o
Shopping UOL (shopping.uol.com.br)- o cuidado deve ser redobrado.
Desconfie das ofertas muito abaixo do mercado, ou que
dão descontos grandes em
compras à vista. "São recorrentes os casos em que a loja
some e a pessoa física responsável não é mais localizada", adverte Valéria.
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