São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CÂMERAS

Muitos Mpixels às vezes são exagero

Resolução de 1.800x1.200 já basta para imprimir fotos em 10x15 cm

Zoom ótico é mais importante que zoom digital; estabilizador de imagens também deve ser considerado


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma dúvida constante na hora de comprar uma câmera é a resolução. Para resumir: quanto mais Mpixels, maior será a imagem, que também ocupará mais espaço no cartão de memória.
No caso de câmeras fotográficas para usuários comuns, um modelo que traga a opção de salvar fotos em 1.800x1.200 pixels, ou 2,1 Mpixels, é suficiente para imprimir fotos em 10x15 cm.
Geralmente, as câmeras usam baterias de lítio, pilhas pequenas (AA) ou modelo "palito" (AAA). As primeiras guardam mais carga e são recarregáveis, mas costumam ser mais caras. O usuário também pode optar pelos modelos que usam pilhas (recarregáveis ou não).
O SD é o cartão de memória mais popular entre as fabricantes, portanto costuma ser barato e disponível. Armazena de 1 a 16 Gbytes.
Não se iluda com um zoom digital elevado: o zoom ótico alto é o que realmente conta. Prefira um modelo com zoom ótico de 3x ou mais, visor LCD de pelo menos três polegadas e estabilizador ótico, que evita fotos tremidas.

FILMADORAS
Celulares e máquinas fotográficas atuais filmam relativamente bem. No entanto, boas filmadoras oferecem melhor qualidade de imagem e funções avançadas de gravação, o que pode fazer diferença até mesmo para usuários casuais.
É importante ficar atento ao formato de gravação: pode ser em fita, DVD, cartão de memória ou armazenamento interno (o chamado HDD). Aparelhos que usam exclusivamente fita (como a MiniDV) não obtêm imagens em alta definição. (MÁRCIO PADRÃO E CARLOS OLIVEIRA)


Texto Anterior: Televisores
Próximo Texto: Fotográficas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.