São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pequeno dispositivo pode transformar comunicação móvel

CHARLES ARTHUR
DO "GUARDIAN"

Estações de base para telefone celular do tamanho de uma bola de golfe podem ajudar a preencher o fosso digital e levar a banda larga móvel a áreas distantes tanto em países em desenvolvimento como em países desenvolvidos, segundo declarações da empresa de telecomunicações Alcatel-Lucent.
No início do mês, a empresa afirmou que a sua nova tecnologia, que reduz muitas funções de uma estação base padrão ao tamanho de poucos chips inseridos em um cubo chamado lightRadio, é capaz de possibilitar às redes móveis de comunicação operarem seus sistemas reduzindo o consumo de energia e cortando os custos à metade.
As estações de base podem ser instaladas em qualquer lugar onde haja eletricidade e, então, se conectar tanto por internet quanto por micro-ondas a unidades de processamento existentes em outros lugares. Isso reduz o espaço necessário para a instalação dos sistemas, viabilizando a sua existência em quase todos os lugares.
Os cubos do lightRadio, capazes de oferecer conexões de rádio 2G, 3G e LTE (4G), podem ser usados individualmente ou, mais comumente, em grupos, nos quais seriam necessários cerca de 20 deles para oferecer uma cobertura equivalente à de uma estação de base atual.

Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


Texto Anterior: Entenda a tecnologia 4G
Próximo Texto: Facilitar a escrita em tablets é desafio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.