São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

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Rede social começa a virar shopping

No Reino Unido, consumidor pode fazer compras direto do Facebook

Social Media Week, evento realizado em nove cidades no mundo, debate tendências da tecnologia

ROSELI ANDRION
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE LONDRES


A semana passada celebrou as mídias sociais em todo o mundo. Em nove cidades ao redor do planeta, Twitter, Facebook e assemelhados foram o tema da Social Media Week, que teve sua primeira edição em 2009, em Nova York. No ano passado, outras cinco cidades se juntaram ao projeto. Neste ano, mais três aderiram.
A Folha acompanhou palestras e oficinas em Londres e em São Paulo, onde foi realizada a segunda edição da SMW. Em Londres, uma ampla gama de conferencistas chegou a uma afirmação em comum: socializar é uma característica do ser humano que foi facilitada pela tecnologia. "Continuamos experimentando coisas na vida real. A diferença é que agora podemos contá-las on-line", diz Molly Flatt, da agência 1000heads (www.1000heads.com).
Aproveitando a deixa, os clubes de compra devem começar em breve a enviar ofertas mais adequadas aos interesses de cada consumidor, de acordo com Odera Ume-Ezeoke, vice-presidente de relações com o consumidor do Groupon. "Nós ajudamos as pessoas a fazerem o que elas sempre quiseram fazer: socializar, compartilhar, flertar... Tudo dentro de um contexto", diz.
E o ambiente é cada vez mais frequentado por corporações, que buscam descobrir como são avaliadas pelos consumidores, diz Mark Shaw, especialista em Twitter.
Usuários do Facebook já podem experimentar o shopping do futuro sem precisar se desconectar da rede social, que reúne mais de 500 milhões de pessoas de todo o mundo. A partir de agora, parte dos 700 bilhões de minutos que eles passam conectados todo mês poderá ser dedicada às compras.
Em reportagem publicada em setembro, a Folha indicou esse movimento como um dos próximos passos das empresas dentro das redes sociais. Hoje, produtos da Asos (que teve aumento nas vendas depois que passou a interagir com os clientes no próprio Facebook), French Connection e BestBuy já podem ser comprados diretamente pelo Facebook por quem mora no Reino Unido.
Esse movimento foi considerado por Mark Zuckerberg como a próxima grande promessa. "Se eu tivesse de adivinhar, diria que o comércio social é a próxima área a explodir", afirmou no ano passado. Agora, prepare-se para ver em breve as lojas brasileiras diretamente na sua página no Facebook.


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