São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Boneco baseado em fundador do Facebook tem venda suspensa

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Mal chegou ao mercado virtual, um bonequinho baseado na figura de Mark Zuckerberg já virou polêmica. As vendas foram suspensas sem prazo para serem retomadas.
É mais uma confusão em que se mete a M.I.C, que já enfrentou um entrevero com a Apple, por causa do lançamento, sem autorização, de um boneco de Steve Jobs.
Para evitar -ou tentar evitar- processos, o bonequinho se chama "The Poking Inventor", algo como "O Inventor do Cutucar", referência à função Cutucar (Poke) do Facebook.
A estratégia já tinha sido usada com o boneco de Steve Jobs, que chamava apenas de "The CEO of Pineapple", ou "O Executivo-chefe do Abacaxi", uma brincadeira com o nome em inglês da empresa de Jobs, Apple (maçã).
Depois do contato do departamento jurídico da Apple, a empresa tentou ainda vender uma outra versão do boneco. A cabeça do mini-Steve foi coberta com uma máscara ninja, mas a companhia teve que parar de vender o produto mesmo assim.
O pequeno Zuckerberg vem calçando o chinelinho característico dos nerds de Harvard e segura uma plaquinha de "Curtir" (Like).
Vem também com balões para você escrever e grudar próximos à cabeça do executivo. "Inspirado no homem que fez o mundo se conectar", diz a descrição.
Custa a bagatela de US$ 70 e foi produzido em edição limitada- há apenas 300.
Tamanho e peso? Mais pesado que um iPhone e mais leve que um iPad, diz o site da M.I.C (micgadget.com). E tem sete polegadas de altura.
O departamento jurídico da rede social agiu rápido: desde a manhã de segunda-feira (14), a palavra "descontinuado", em letras vermelhas, aparecia no site do M.I.C.
Um escritório de advocacia, em nome do Facebook, enviou um e-mail solicitando a interrupção da venda do boneco, sob a alegação de uso de marca registrada.
Não é possível mais comprar o pequeno Zuck; apenas se inscrever numa lista de e-mails para ser informado quando o produto estará disponível novamente.
O Facebook é agressivo quando se trata de proteger sua marca registrada -já processou sites com nomes semelhantes e tentou bloquear os nomes "face" e "book", separadamente, para que não fossem usados por outras empresas.
Ainda não há notícias de uma versão ninja do mini-Zuck.


Texto Anterior: Chrome permite sincronizar senhas salvas
Próximo Texto: Executivas são raras no mundo hi-tech
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.