São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 2011

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Rede traz serviço de recomendação de livros

Site Goodreads usa seu histórico de leituras e amigos parecidos para fazer sugestões

DE SÃO PAULO

Precisa de uma dica para escolher o próximo livro que você vai ler? Que tal perguntar para a internet?
O site de aluguel de vídeos on-line Netflix usa um algoritmo para recomendar filmes aos usuários e a loja virtual de sapatos Zappos dá pitacos em suas próximas compras, com base no seu histórico. Agora uma rede social para viciados em livros, o Good reads, também tem um sistema para indicar livros que julgue ser do gosto dos cadastrados.
Na semana passada, o site anunciou que comprou uma empresa chamada discoverreads.com, que usa um programa para analisar de quais livros as pessoas gostarão, de acordo com obras lidas e livros que amigos e pessoas com gosto similar leram.
O sistema será muito melhor do que o usado pela Amazon, loja on-line líder no setor de venda de livros, utiliza, segundo o fundador do site, Otis Chandler.
Otis diz que o algoritmo do Goodreads funcionará melhor porque a Amazon utiliza o histórico de compra para fazer o cálculo -entram aí presentes para outras pessoas, por exemplo.
O sistema pode funcionar também na outra mão: autores podem encontrar leitores que mais têm potencial para apreciar suas obras.
Adivinhar o gosto das pessoas é um mercado lucrativo -a Netflix demonstrou isso ao oferecer US$ 1 milhão para quem desenvolvesse um sistema de recomendações melhor do que o usado pelo serviço atualmente.
Em soma à publicidade, o Goodreads, que levantou US$ 2 milhões recentemente com investidores, também ganha dinheiro com comissões, ou seja, quando algum de seus 4,6 milhões de usuários compra em alguma loja por meio do site.
A página aceita usuários de todo o mundo, porém está disponível apenas em inglês.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Se as suas questões são mais amplas, há um novo serviço disponível na linha dos sites de perguntas e respostas: o Defuddle.
Páginas do tipo são comuns, como o Yahoo! Respostas e o Quora, para ficar em dois exemplos. Mas o Defuddle promete ser rápido e direto adicionando um elemento que já conhecemos do Twitter: o limite de caracteres. Pergunte em menos de 200 toques e receba apenas sim ou não como resposta.
Não é preciso fazer conta: apenas mande sua questão para o @defuddle, via Twitter, e ela será publicada no site defuddle.com.
(ALEXANDRE ORRICO)


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