São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple quer popularizar videochamada

Steve Jobs, executivo-chefe da empresa, alude a sonhos com "Jetsons" e "Jornada nas Estrelas": "Agora é real"

Recurso batizado de FaceTime só funciona com iPhone 4 em redes Wi-Fi; câmera traseira também pode ser usada


RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO

Será que agora vai?
À moda exagerada da Apple, Steve Jobs, executivo-chefe da empresa, apresentou a videochamada no novo iPhone 4 como se a Apple tivesse inventado o recurso.
"Cresci aqui nos EUA com "Jetsons" e "Jornada nas Estrelas", sonhando sobre ligações em vídeo, e agora é real", afirmou Jobs no último dia 7, em San Francisco, durante a conferência de desenvolvedores da Apple.
Embora a Apple obviamente não tenha inventado a conversa em vídeo por celular, pode ser a primeira a popularizá-la, na esteira do sucesso do iPhone.
Para demonstrar o recurso, batizado de FaceTime, Jobs fez a primeira videochamada pública no iPhone 4 para Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design industrial da Apple -reprisando a primeira ligação telefônica da apresentação do iPhone original, em 2007.
A estreia do FaceTime teve ainda a exibição de um comovente comercial em que dois deficientes auditivos se comunicam por gestos e uma mulher grávida transmite o ultrassom ao pai da criança, um militar.
Embalada por "When You're Smiling" na voz de Louis Armstrong, a peça publicitária fez verterem lágrimas na plateia.
Emoções à parte, o FaceTime só funciona em redes Wi-Fi, e ambos os interlocutores precisam ter um iPhone 4, que começa a ser vendido nos EUA no dia 24 de junho.
Também será possível usar a câmera traseira durante videochamadas.
A Apple promete ainda que o FaceTime funcionará sem configuração nenhuma.


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Se liga: No Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.