São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Office gratuito on-line desafia o Google

Ferramenta da Microsoft permite editar documentos do Word, do Excel e do PowerPoint direto do navegador

Antes restrito, Office Web Apps on SkyDrive agora está aberto para usuários; serviço ainda está todo em inglês


DE SÃO PAULO

Gratuito, ele tem a cara do Office 2010, versão mais recente do pacote completo de escritório da Microsoft, e chegou para combater o Google Docs, hegemônico na edição on-line de documentos.
Antes restrito a um grupo seleto de usuários, o Office Web Apps on SkyDrive (office.live.com), versão on-line do pacote Office, agora está com acesso liberado. O serviço funciona diretamente do navegador, sem precisar de instalação.
Compatível com arquivos do Word, do PowerPoint, do Excel e do OneNote, o Office Web Apps permite que mais de uma pessoa edite um mesmo documento.
Embora o post sobre a novidade publicado no blog do Windows Live afirme que o serviço está disponível apenas nos EUA, no Reino Unido, no Canadá e na Irlanda, é possível usá-lo normalmente no Brasil. A interface, porém, está toda em inglês.
Para acessar o Office Web Apps, é preciso ter uma conta no Windows Live.
Dá para criar documentos a partir do zero ou enviar arquivos do Office armazenados no computador.
O serviço é integrado com a versão para web do Messenger, o que permite que os colaboradores de um mesmo documento conversem em tempo real.
Recursos avançados do Office completo não funcionam na versão on-line -para criar tabelas em 3D, por exemplo, é preciso clicar em um botão que abre o arquivo no Office completo instalado no computador.
Segundo a Microsoft, é possível visualizar -mas não editar- documentos armazenados on-line por meio de um smartphone, acessando office.live.com no navegador de internet do aparelho. (RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Memória: Videofones fracassaram, diz pesquisador
Próximo Texto: Se liga: Na prática
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.