São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Wikipédia estabelece estratégia para atrair novos colaboradores

Site vai simplificar o processo de edição e encorajar a participação de professores

DE SÃO PAULO

O número de colaboradores da Wikipédia está diminuindo, disse Jimmy Wales, seu fundador, em entrevista recente à Associated Press. A debandada, segundo Wales, deve-se, em parte, ao fato de haver poucos verbetes a serem adicionados.
Os administradores do site querem tornar as edições mais simples para atrair colaboradores. "Não estamos renovando nosso efetivo", disse Wales.
Sue Gardner, diretora-executiva do site, disse que um programa que encoraja a participação de professores universitários na Wikipédia será expandido, especialmente no Brasil, na Índia, no Canadá, na Alemanha e no Reino Unido.

LUSÓFONOS
O brasileiro Yanguas é um dos 38 atuais administradores da Wikipédia em português. Já fez mais de 173 mil edições, um recorde entre lusófonos.
Ele diz que outro motivo para a redução dos colaboradores é a ascensão de sites participativos de interesses específicos. "O fã de um seriado que ache difícil editar a Wikipédia tem nesses sites espaço para falar só do que gosta."
Um dos motivos da inferioridade da Wikipédia lusófona ante a anglófona é, para ele, a necessidade constante de remover vandalismos.
O administrador GoEthe, que é português, diz que muitos conterrâneos seus preferem editar o site anglófono a colaborar com o lusófono, por duas razões: as diferenças do português brasileiro para o lusitano, que são um desestímulo, e a própria superioridade da Wikipédia em inglês -para ele, um fator de incentivo.
GoEthe, 31 anos, e Yanguas, 52, não quiseram revelar seus nomes reais. (LEONARDO LUÍS)


Texto Anterior: Facebook vira alvo de hackers dissidentes
Próximo Texto: Teste USP: Videofone faz chamadas e navega na web
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.