São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

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MAX HAOT
EXECUTIVO-CHEFE DA LIVESTREAM


Estamos buscando parceiros para o Twitcam no Brasil

Executivo-chefe da Livestream, responsável pelo site, planeja tradução do serviço para a língua portuguesa

DE SÃO PAULO

Max Haot, executivo-chefe da Livestream (www.livestream.com), que mantém o Twitcam, fala sobre a criação do site e sobre o sucesso no Brasil. Leia trechos da entrevista que ele concedeu à Folha. (RAFAEL CAPANEMA)

 

Folha - Desde o lançamento do Twitcam, em julho de 2009, o que mudou?
Max Haot -
Surpreendentemente, até agora não fizemos nenhuma grande atualização desde o lançamento. É uma prova da qualidade do design do produto e de sua simplicidade.
Lançamos o Twitcam e tivemos uma ideia muito boa do que ele precisava fazer a partir da nossa experiência com o serviço Livestream.
Um dos maiores princípios do design do produto é mantê-lo extremamente simples e permitir que qualquer um fique ao vivo no Twitter com dois cliques. Dizemos nos EUA: "Se não está quebrado, não conserte!"

Segundo a Livestream, o Twitcam passou de conceito para lançamento em menos de uma semana. Como isso foi possível?
O Twitcam foi construído a partir da API (interface de programação do site) da plataforma Livestream, que proporciona toda a infraestrutura para permitir transmissões ao vivo em escala. Como pudemos aproveitar nossa plataforma e nossa API, nós de fato construímos e lançamos o Twitcam em exatamente uma semana.

O Brasil está entre os países que mais usam o Twitcam?
O Twitcam cresceu viralmente no Brasil. O Brasil detém atualmente 81% do tráfego do Twitcam. Em segundo lugar está o Chile, com 6%, e em terceiro, o México, com 3,3%. Os EUA representam apenas 2%!

A Livestream ganha dinheiro com o Twitcam?
O Twitcam foi criado mais como um projeto secundário para demonstrar o poder da nossa API e criar uma marca para o público do Twitter.
Nós realmente não esperávamos que ele explodisse como ocorreu nos últimos meses. Hoje nós o monetizamos com anúncios de redes baseadas nos EUA que aparecem antes das exibições ou sobrepostos às imagens.
Estamos procurando parceiros ou marcas no Brasil que possam estar interessados em anunciar seus produtos nesse enorme inventário de publicidade em vídeo.

Vocês souberam da polêmica que envolveu jogadores do Santos? Que conselho dá às celebridades que usam o Twitcam?
Nós soubemos disso. Ficamos felizes em ajudar as celebridades brasileiras a chegar diretamente a seus fãs no Twitter. O contato direto com os fãs é uma tendência das redes sociais, e não há nada melhor do que vídeo para fazer isso. Como em qualquer meio, nós e todos os nossos usuários, incluindo celebridades, temos que aprender com nossos erros.

Os termos de uso do Livestream proíbem obscenidade e pornografia, mas há casos desse tipo de uso no Twitcam. O que a empresa faz para conter essas transmissões?
Esse é um problema muito sério para nós. Estamos considerando aplicar algumas das técnicas que desenvolvemos no serviço principal do Livestream para verificar e aprovar contas [no Twitcam].

Há planos de adicionar novos recursos e tornar o serviço mais sofisticado?
Nós podemos acrescentar recursos e aprimorar a experiência, traduzi-lo para português etc. Mas certamente o manteremos simples como ele é agora.


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