São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelhos levam parte do PC para a TV

Novos no Brasil, leitores de mídia executam arquivos de vídeos, fotos, texto e música na tela do televisor

Dispositivos podem eliminar a necessidade de comprar CDs e DVDs, mas são vulneráveis à diversidade de formatos

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Misturar televisão com computador parece ser um desafio ainda pendente para a indústria da tecnologia. Uma categoria de aparelhos que tenta resolver parte disso é a dos leitores ou tocadores de mídia. E agora, esses equipamentos começam a chegar ao Brasil.
Os leitores de mídia (encontrados também pelo nome em inglês, "media players") levam à tela da TV arquivos que são executados nos computadores. Pode-se assistir a filmes, ver fotos, acessar arquivos de texto e ouvir música.
Segundo os fabricantes, os leitores eliminam a compra de CDs e DVDs para gravações de arquivos e também sanam o desconforto do ato de assistir a filmes e ver fotos em um computador.
Um dos fatores que influenciam o preço desses produtos é a sua capacidade de armazenamento. Os mais baratos não vêm com disco, e o consumidor tem que conectá-los a um pendrive ou a uma unidade externa.
O que fica claro, porém, é que, ao incorporarem a saída HDMI, os leitores querem pegar carona na moda dos formatos Full HD e HD e, talvez, concorrer com aparelhos de DVD.

PROBLEMAS
O maior problema de um leitor de mídia é que ele é vulnerável ao enorme número de formatos de arquivo de vídeo e suas mudanças. Logo, ele pode não executar todos os arquivos desejados.
Outra coisa para ficar atento com essa categoria de produtos é que nem sempre o fabricante inclui o cabo HDMI, que avulsos são caros.


Texto Anterior: Atalho - José Antonio Ramalho: Conversão de vídeo para DVD
Próximo Texto: Navegador GPS dá instruções em "gauchês" e "carioquês"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.