São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAMES

Honra ao mérito

Sistema de conquistas premia "façanhas" e estende vida útil dos games

CARLOS OLIVEIRA
LUIZ GUSTAVO CRISTINO
DE SÃO PAULO

Jogar games de música com a guitarra invertida, acabar um jogo cinco vezes em 24 horas, suar para recolher itens secretos. Qual a motivação de tais feitos nos videogames? São as conquistas, que garantem medalhas e pontuações extras, estendendo a vida dos jogos e aumentando a interatividade em comunidades virtuais.
As conquistas têm vários nomes nas redes on-line de games, como "trophies", "achievements" ou "badges". Há as conquistas obrigatórias, liberadas conforme o avanço no jogo, e as extras, que suscitam novas maneiras de jogar.
Felipe Mattos, 23, estudante de engenharia, coleta conquistas na rede Live, da Microsoft, com seu Xbox 360. Felipe explica: "Geralmente, quanto maior a dificuldade de completar certa tarefa, maior a pontuação obtida".
Desenvolvedoras de jogos aproveitam as conquistas e as integram nas comunidades virtuais. Tanto na rede Live como na PSN, da Sony, a atividade dos jogadores é registrada, contabilizando pontos e gerando rankings.
"Alguns achievements demonstram seu estilo de jogo, o que é útil para conhecer o perfil dos jogadores", diz Felipe. "Outra motivação é o prazer de tirar sarro do amigo que não consegue de jeito nenhum determinado achievement. E sim, também fazem isso comigo", completa.

CONQUISTAS CURIOSAS
MR. PERFECT (MEGAMAN 10)
Terminar o jogo sem sofrer dano algum

PLATINUM ARTIST (ROCK BAND 2)
Finalizar lista de 84 músicas no modo difícil, com pontos extras se não houver pausa

7-DAY SURVIVOR (DEAD RISING)
Sobreviver por sete dias (quase 17 horas de jogo) sem salvar e perdendo energia constantemente


Texto Anterior: Norton oferece proteção para smartphones
Próximo Texto: Foco: Sony dá início a vendas oficiais do PlayStation 3 em território brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.