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GAMES
Honra ao mérito
Sistema de conquistas premia "façanhas" e estende vida útil dos games
CARLOS OLIVEIRA
LUIZ GUSTAVO CRISTINO
DE SÃO PAULO
Jogar games de música
com a guitarra invertida, acabar um jogo cinco vezes em
24 horas, suar para recolher
itens secretos. Qual a motivação de tais feitos nos videogames? São as conquistas,
que garantem medalhas e
pontuações extras, estendendo a vida dos jogos e aumentando a interatividade
em comunidades virtuais.
As conquistas têm vários
nomes nas redes on-line de
games, como "trophies",
"achievements" ou "badges". Há as conquistas obrigatórias, liberadas conforme
o avanço no jogo, e as extras,
que suscitam novas maneiras de jogar.
Felipe Mattos, 23, estudante de engenharia, coleta conquistas na rede Live, da Microsoft, com seu Xbox 360.
Felipe explica: "Geralmente,
quanto maior a dificuldade
de completar certa tarefa,
maior a pontuação obtida".
Desenvolvedoras de jogos
aproveitam as conquistas e
as integram nas comunidades virtuais. Tanto na rede Live como na PSN, da Sony, a
atividade dos jogadores é registrada, contabilizando
pontos e gerando rankings.
"Alguns achievements demonstram seu estilo de jogo,
o que é útil para conhecer o
perfil dos jogadores", diz Felipe. "Outra motivação é o
prazer de tirar sarro do amigo
que não consegue de jeito nenhum determinado achievement. E sim, também fazem
isso comigo", completa.
CONQUISTAS CURIOSAS
MR. PERFECT (MEGAMAN 10)
Terminar o jogo sem sofrer
dano algum
PLATINUM ARTIST (ROCK BAND 2)
Finalizar lista de 84 músicas
no modo difícil, com pontos
extras se não houver pausa
7-DAY SURVIVOR (DEAD RISING)
Sobreviver por sete dias (quase
17 horas de jogo) sem salvar e
perdendo energia
constantemente
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