São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Windows Phone 7 poderá ser utilizado em tablets

Depois de fracassos, Microsoft começou do zero para criar a nova versão

Integração com serviços da Microsoft é destaque; gamers e usuários corporativos estão na mira da companhia

BRUNO ROMANI
ENVIADO ESPECIAL A REDMOND E SAN FRANCISCO

O Windows Phone 7, novo sistema operacional para smartphones da Microsoft, ainda não chegou ao mercado, mas a empresa já planeja usá-lo também em tablets.
"O sistema do tablet pode ser o Windows Phone 7, ou uma mistura entre o Windows Phone 7 e o Windows 7 para PCs", disse a jornalistas brasileiros Augusto Valdez, gerente de marketing da divisão de comunicação móvel da Microsoft.
O executivo, porém, deixou no ar que a empresa ainda tem muito a debater internamente sobre como será a versão do sistema operacional para tablets.

TEMAS
Depois de fracassar seguidamente no universo dos smartphones, a Microsoft começou esse projeto do zero e, hoje, vê com otimismo o futuro do novo sistema operacional.
A empresa aposta em um modelo fechado, parecido com o do iPhone, mas com uma diferença importante: os aplicativos de terceiros têm menos destaque do que a integração entre os serviços da Microsoft.
Com isso, a empresa garante a divisão do telefone por categorias, como "pessoas", "internet", "música" e "mapas".
E qualquer coisa dentro desses temas pode virar um atalho, com ícone na tela inicial do telefone.
O usuário pode ter um ícone rápido para seu site favorito e receber atualizações de amigos, independente do serviço ou da rede social.
Até 256 ícones, chamados "tiles", podem ser criados.
A Microsoft também não deixou de lado os usuários corporativos.
Uma função do telefone, por exemplo, identifica quando datas são citadas no corpo dos e-mails e cruza as informações com a agenda do usuário.
Os viciados em jogos também estão na mira. Valdez garante que os títulos terão a qualidade daqueles da primeira geração do Xbox.
A Microsoft informou que fará exigências específicas para todos os fabricantes. Todos os aparelhos deverão ter apenas três botões e posicionados da mesma forma: buscas (direita), home (centro) e voltar (esquerda).
O telefone de testes a que a Folha teve acesso tinha processador Snapdragon de 1 GHz e apresentava boa sensibilidade ao toque em sua tela -similar à do iPhone.
Nos EUA, o Windows Phone 7 chega às lojas entre o final de outubro e o início de novembro.


O jornalista BRUNO ROMANI viajou a convite da Microsoft


Texto Anterior: iPad vai virar multitarefa em novembro
Próximo Texto: Internet Explorer 9 se inspira no Google Chrome
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.