São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

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SISTEMA MÓVEL ANDROID

Exército Android invade o setor móvel

Com resultados expressivos, plataforma se espalhou em 2010

Estratégia inclui ritmo alto de atualizações e fácil adaptação a dispositivos de fabricantes variados

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 2010, o Android tomou de assalto o mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Em um ano (de outubro de 2009 a outubro de 2010), o Google, idealizador do sistema, já havia lucrado US$ 1 bilhão com a plataforma.
Mais importante: o Android abocanhou o espaço de gigantes do mercado móvel. Symbian, RIM, Apple e Microsoft assistiram ao crescimento da plataforma. Hoje, pesquisas de diferentes consultorias o colocam em segundo lugar no mercado.
Segundo a Gartner, foram vendidos 20,5 milhões de unidades com o sistema no terceiro trimestre de 2010. No mesmo período de 2009, esse número era de 1,4 milhão.
No começo do mês, Andy Rubin, chefe da unidade Android, disse, via Twitter, que o Google ativa por dia mais de 300 mil smartphones com o sistema.

ESTRATÉGIA
Para alcançar números tão expressivos em pouco tempo (lembre-se: o Android só tem dois anos), o Google espalhou seu sistema. Existem 96 aparelhos que o rodam, por 59 operadoras, em 49 países.
Um dos pilares para a popularização da plataforma é o ritmo frenético de atualizações -entre outubro de 2009 e dezembro de 2010, foram lançadas três novas versões. Isso permite agilidade na correção de falhas e implementação de melhorias.
Soma-se a isso o fato de que o sistema do Google é oferecido gratuitamente aos fabricantes e, por ter código aberto, aceita melhor as suas modificações.
Resultado: o Android apareceu não apenas em celulares, mas também em tablets. E já é favorito para dar vida a outros dispositivos em 2011.


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