São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

REDEMOINHO

ALEC DUARTE - @alecduarte

PUBLIQUE-SE A LENDA

O Oscar não é a diferença mais marcante entre "Bilionários por Acaso", de Ben Mezrich, e "O Efeito Facebook", de David Kirkpatrick -transposta para o cinema, a obra de Kirkpatrick poderia concorrer à estatueta na categoria documentário.
Os dois livros que dissecam o fenômeno têm um distanciamento de origem. No primeiro, Mezrich assume escrever um romance (nas primeiras páginas, o autor admite recriar "diálogos e situações").
No segundo, Kirkpatrick amassa barro e vai atrás das figuras que construíram esse negócio bem-sucedido.
Entre a ficção e a reportagem, o cinema escolheu o primeiro. Faz muito bem: a lenda é sempre mais eletrizante do que a realidade.

TUMBLR
Muito tempo depois

Criada em 2007, só agora a ferramenta começa a ter notoriedade. Talvez tarde demais: como condensação de Blogger e Twitter, é difícil acreditar que subsista até o próximo negócio de alguns milhões de dólares.

WIKINOTÍCIAS
Como se não existisse

Enquanto a a Wikipédia brilha como projeto coletivo bem-sucedido, satélites como o braço noticioso do site de Jimmy Wales às vezes nos fazem pensar como é árduo (e inútil) tentar organizar o pensamento na internet.

POST DA SEMANA

O Twitter de manhã parece uma aula de spinning, todo mundo alegre e motivado. Volto quando já tiverem todos caído na real
@neto


Texto Anterior: Mundo digital/Notas da semana: Facebook ao volante
Próximo Texto: Nerd feliz
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.