São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Serviço é cercado de polêmicas

DE SÃO PAULO

Uma rápida busca pelos termos "Street View" e "polêmica" no próprio buscador do Google gera aproximadamente 171 mil resultados em 0,33 segundo. Afinal, é de esperar que um serviço que registra imagens completas de ruas esteja cercado de reclamações e problemas.
Com as fotografias das cidades, o sistema acaba involuntariamente registrando situações curiosas e pessoas em momentos íntimos ou constrangedores. Por isso, sofre grande número de processos judiciais em todo o mundo.
No Japão, uma mulher está processando o Google por ter mostrado no Street View imagens de suas roupas íntimas penduradas no varal. Nos EUA, um homem decidiu fazer dieta após se achar muito gordo em imagens no serviço.
Na Alemanha, onde há diversas manifestações contrárias ao Street View por preocupações com privacidade, cerca de 260 mil pessoas solicitaram a exclusão das imagens de suas próprias casas, de acordo com informações da própria companhia. Em paralelo, um projeto liderado pelo fotógrafo alemão Jens Best, fotografa esses locais e inclui os registros no Google Maps novamente.
Na contramão da tendência alemã, alguns brasileiros gostam de aparecer -o que gerou uma série de imagens hilárias. Gestos obscenos, bundalelê, caretas e acenos são comuns.
Mas também há problemas: um engenheiro está pedindo na Justiça R$ 500 mil de indenização por ter aparecido supostamente vomitando em uma rua de Belo Horizonte. (AO)


Texto Anterior: Saiba aproveitar o Google Street View
Próximo Texto: Microsoft e Nokia também querem fatia dos mapas on-line
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.