São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SMS expande função do celular simples

Com mensagens de texto e com programas, aparelhos que não são smartphones ganham funções avançadas

Facebook, Twitter e Messenger já oferecem configurações para integrar os dispositivos menos inteligentes


DE SÃO PAULO

Vamos encarar o fato: nem todos podem arcar com os preços cobrados pelo iPhone, pelo BlackBerry e pelos Androids. Para quem precisa se contentar com o básico, a boa notícia é que, com alguns ajustes, é possível dar uma turbinada em seu simples celular.
Uma dica inicial é adquirir um plano com sua operadora que favoreça as mensagens de texto, já que elas são a chave de boa parte dos serviços. Nem todo celular tem um navegador, mas a grande maioria envia SMS.
Google, Facebook, Twitter, Messenger e Orkut já trazem serviços que integram as mensagens de texto às funções do site. Por meio das SMS, é possível atualizar as redes sociais, fazer pagamentos e receber avisos de compromissos agendados.
Boa parte dos serviços é gratuita, mas o usuário paga pelo preço da mensagem de texto recebida ou enviada.
Além disso, o pacote de programas Snaptu dá aos celulares mais simples possibilidades que são a especialidade dos aparelhos inteligentes. Com o software é possível, por exemplo, acessar o Twitter, o Facebook, o serviço de compartilhamento de fotos Picasa, fazer buscas pelo Google e acessar notícias do "Huffington Post".
Além disso, o pacote já tem até sua própria loja de aplicativos. Trata-se da Snappstore, que, até o momento, traz apenas alguns atalhos para páginas da web.
Para fazer isso, ele exige apenas que o aparelho seja compatível com a plataforma Java e capaz de se conectar à internet. Apesar disso, a empresa revela que é possível que alguns aparelhos precisem de pequenos ajustes para funcionar.
Celulares que já trazem um navegador, mesmo que um mais simples, podem trocar o programa padrão pelo Opera. O software tem um sistema que favorece o acesso à internet em conexões mais lentas, facilitando a navegação em aparelhos sem acesso à rede 3G -rede mais rápida disponibilizada pelas operadoras no Brasil.

MERCADO
Mesmo nos Estados Unidos, a estimativa é de que apenas um em cada quatro celulares usados no país tenha os atributos de um smartphone, segundo estudo publicado no início de fevereiro pela comScore. Apesar disso, o número já representa um aumento no país.
No Brasil, foram quase 30 milhões de novas linhas de celular somente em 2010, segundo estudo da Anatel divulgado no final de janeiro. Dados de outubro de 2010 estimam que apenas cerca de 6% desses aparelhos sejam smartphones.
Já a penetração da internet móvel chega a aproximadamente 11% dos aparelhos usados no país. A tecnologia 3G, que permite o acesso à internet por meio do telefone, atingiu 21 milhões de aparelhos no ano passado.
(AMANDA DEMETRIO)


Texto Anterior: Microsoft e Nokia também querem fatia dos mapas on-line
Próximo Texto: Turbine o seu celular
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.