São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Jardineiro leva moedinha ao Facebook e já tem um terreno

ROSELI ANDRION
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE LONDRES


O jardineiro inglês Luke Seall, de 27 anos, é fã das trocas. Usando Facebook, Twitter e blog, Seall criou o Project 1p (project1p.wordpress.com) com a intenção de trocar uma moedinha de 1 penny (a menor unidade da moeda inglesa, que vale menos de R$ 0,03) por qualquer coisa. "Não tenho grandes expectativas. O enfoque do projeto é o processo, não o item que eu conseguir no final", explica.
Seall diz que a ideia surgiu antes de ele saber da história do canadense Kyle MacDonald -que, entre 2005 e 2006, trocou um clipe de papel vermelho por diversos itens até conseguir uma casa em Kipling, no interior do Canadá (oneredpaperclip.blogspot.com). "Depois que tive a ideia, pesquisei para saber se alguém tinha feito algo parecido antes. Não se pode nem tentar ser original hoje em dia", brinca.
O projeto começou à 0h01 do dia 1º de janeiro e vai até a 0h01 de 1º/1/12. "Não tenho preferência por nenhum item. Vou ficar com o que tiver em mãos no final."
Em menos de dois meses, Seall já fez cinco trocas.
No terceiro dia do projeto, a moedinha de 1 penny se transformou em três peixes dourados e um pacote de comida para peixe.
Trocou os peixinhos por um violão, que depois se transformou em uma bicicleta, que foi trocada por 50 libras (cerca de R$ 135). Então veio a oferta mais bizarra, segundo ele. Cinco dias depois, ofereceram-lhe um terreno de dez metros quadrados na Bulgária. Ele aceitou e agora é o dono do pedaço de terra num vilarejo chamado Mail Izvor, a cerca de 1h30 de viagem do mar Negro.
Ele conta que, apesar de receber sempre muitas ofertas, uma delas acaba se destacando. "Normalmente, a decisão parece ser óbvia. Tenho a sensação de ter pouco controle sobre o que acontece no projeto. Espero que continue assim", diz.


Texto Anterior: Configuração automática não mostra todas as atualizações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.