São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

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Festa imodesta

Twitter completa cinco anos com quase 200 milhões de usuários e valor de mercado estimado em mais de US$ 12 bi

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Uma pequena explosão inconsequente de informações; silvos dos pássaros. Essa é a descrição do dicionário "Oxford" para "Twitter", palavra usada por seus fundadores para nomear o serviço de microblogging mais famoso do mundo, que completou cinco anos de existência na última segunda-feira.
No dia 21 de março de 2006, Jack Dowsey postou a primeira mensagem no serviço. A atualização poderia ser feita apenas por meio de mensagens de texto de celulares e todas as funções que conhecemos hoje, dos trending topics, mensagens privadas e a possibilidade de postagem por meio da web, foram implementadas ao longo do tempo.
Bastaram cinco anos para que o Twitter passasse de um rascunho à caneta numa folha de caderno para uma empresa avaliada em US$ 12,6 bilhões, segundo a Sharespost, bolsa de valores para negociação de ações de companhias privadas.
A ascensão meteórica do Twitter ocorreu no festival South by Southwest (SXSW), em 2007, quando o número de mensagens publicadas no site saltou de 20 mil para 60 mil por dia.
A então startup (empresa iniciante) se tornou o assunto do momento entre os congressistas e formadores de opinião do mundo on-line. Hoje são mais de 140 milhões de mensagens por dia e cerca de 200 milhões de usuários cadastrados.
Os primórdios da rede foram caracterizados pelo descrédito: muitos se perguntavam qual era a utilidade de um serviço de mensagens em que alguém poderia dizer aos quatro ventos o que quisesse, desde que não excedesse 140 caracteres.
Os próprios usuários não sabiam direito como usar a ferramenta, que era vista como um fórum de mensagens sem sentido, em que as pessoas relatavam que iam dormir ou que estavam tomando café da manhã.
"Quem se preocupa com o Twitter?" era uma questão recorrente em vários blogs. Outros, porém, se aventuravam descrever essa plataforma como uma ferramenta que permitiu, em tempo real, entender e compartilhar os acontecimentos do planeta.
Foram as manifestações no Irã em junho de 2009 que acabaram afirmando o papel da rede e quando ela, finalmente, começou a ganhar atenção no Brasil.
De acordo com a comScore, o tráfego do Twitter disparou nos últimos 12 meses após os distúrbios iranianos e o número de usuários cresceu 109%.
O Twitter também conseguiu trazer celebridades dos campos da cultura, da política e dos esportes para sua legião de fãs, que têm um canal direto de comunicação com os seus ídolos. Os mitos se tornaram mais próximos, mais reais e mais humanos.
Cercado de desconfiança também por não ter de onde tirar receita, o Twitter agora já é rentável. Segundo dados de janeiro da eMarketer, Twitter arrecadou, em publicidade, US$ 45 milhões em 2010, uma quantidade que subirá para US$ 150 milhões em 2011 e uma previsão de US$ 250 milhões em 2012.
Nesta edição, conheça alguns programas que podem tonar a experiência de tuitar mais interessante -os chamados clientes.
Conheça também mais números dessa rede social que não para de crescer, saiba algumas dicas de etiqueta virtual, veja alguns tuítes de pessoas famosas do Brasil e do mundo e, se você não criou uma conta, saiba como fazê-la passo a passo.


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