São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TESTE USP

Kit com TV 3D permite videochamada

Conjunto da Panasonic permite realização de ligações por meio do Skype; efeito 3D obtido tem boa qualidade

Pontos fracos são o preço do conjunto, que traz apenas dois pares óculos que permitem visualizar o efeito 3Dl

RUDINEI GOULARTE
LEONARDO A. DE ANDRADE
MATHEUS R. U. ZINGARELLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O conjunto da Panasonic formado por TV 3D de plasma de 50 polegadas, dois óculos e um tocador de Blu-ray traz, como destaque, a possibilidade de realizar uma videochamada em alta definição por meio do software Skype e a reprodução de vídeos 3D em Full HD.
Também chama a atenção a variedade de maneiras com as quais aparelhos podem ser conectados ao kit -USB, PC, rede LAN e leitora de cartões SD, por exemplo.
No geral, o televisor e o tocador Blu-ray são de boa qualidade. O aparelho de TV inclui uma tecnologia que reproduz conteúdo tanto em duas dimensões quanto em 3D, com muita qualidade e em alta resolução (Full HD).
O conjunto também traz acesso a serviços de internet por meio do software Viera Cast, da Panasonic.
Um problema é em relação aos formatos de vídeo suportados, quando os aparelhos do conjunto são conectados a um dispositivo externo. Em nossos testes, só foi possível reproduzir vídeos com container AVI e codec XviD em modo anamórfico.
Isso se torna um fator limitante para quando uma pessoa quer assistir na TV vídeos que estão armazenados no computador, por exemplo.
O kit traz uma mídia Blu-ray 3D com vídeos demonstrativos que exploram os diversos aspectos da percepção de profundidade, que é muito boa. Apesar disso, devem ser feitas algumas ressalvas em uma ou outra região da cena -que somente um olhar atento nota.
A qualidade de imagem é ótima e, por ser uma TV de plasma, há também a garantia de alto contraste e muitos níveis de graduação de cores.
Os óculos usados para visualizar os efeitos 3D têm algumas falhas de design. Ele traz, por exemplo, seu botão de ligar e desligar na parte de baixo da haste esquerda. O local é, normalmente, onde colocamos o polegar para ajustar os óculos.

CUSTOS
O preço dos aparelhos 3D continua alto. O kit testado e uma mídia com "Avatar" em 3D saem por R$ 9.299.
Além disso, a inclusão de apenas dois pares de óculos para visualizar o efeito pode gerar despesas extra para famílias ou pessoas que recebem muitos amigos em casa. Os óculos adicionais precisam ser da Panasonic e custam R$399 a unidade.
Antes de fazer a compra, também é preciso levar em conta que ainda são poucos os filmes e canais de televisão no Brasil que oferecem conteúdo em 3D.


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Turma do retrô
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.