São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portátil que traz efeito tridimensional é atração

Aparelho da Nintendo permite ver imagens 3D sem óculos especiais

Apenas a tela superior do 3DS mostra cenários com profundidade de campo; a segunda tela é sensível ao toque

ENVIADO A LOS ANGELES

A sensação da E3 foi o 3DS, versão do portátil de duas telas da Nintendo cujo principal diferencial é exibir gráficos tridimensionais sem a necessidade do uso de óculos especiais.
A ideia fez tanto sucesso que, embora o aparelho esteja previsto para chegar às lojas apenas ano que vem, já há versões de Metal Gear Solid e Resident Evil sendo criadas especialmente para ele.
Na feira, entretanto, a maioria das demonstrações disponíveis para o 3DS era ou de jogos clássicos, adaptados para o 3D, ou de sequências interativas de animação, que possibilitavam apenas mexer os ângulos da câmera. Pouco, mas suficiente para comprovar que funciona.
O efeito, porém, só é visível se o jogador olhar diretamente para a tela superior, única das duas equipada com o 3D -a tela inferior mantém a sensibilidade ao toque. No teste, a Folha precisou ajustar o efeito várias vezes, o que pode ser feito com uma pequena alavanca.
O 3DS vem com um direcional analógico e sensor de movimentos, além de tecnologia sem fio que serve para receber conteúdos de outros jogadores, às vezes sem que o próprio proprietário perceba.
Com isso, a Nintendo espera estimular a troca de conteúdo entre a comunidade do DS, que já é o console mais vendido de todos os tempos, passando de 150 milhões de unidades.
Compatível com todo o acervo de jogos lançados para o DS até o momento, o portátil, ainda sem preço definido, é capaz de gerar gráficos muito melhores, o que diminui o abismo em relação ao concorrente PSP.
(THÉO AZEVEDO)


Texto Anterior: Estande
Próximo Texto: Game designer que criou Mario diz que 3D atrairá mais jogadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.