São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2011

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TouchPad entra para o rol de aparelhos natimortos

Tablet da HP sai do mercado menos de dois meses após seu lançamento

Modelo se junta a aparelhos sem sucesso de Microsoft e Nokia; empresa alega que vendas foram baixas


LEONARDO MARTINS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao ser questionado sobre o tablet Playbook, da RIM, no evento de tecnologia D9, em junho passado, o executivo-chefe da HP, Leo Apotheker, disse ter compreendido que não poderia lançar um aparelho "que não fosse completo".
Na última semana, três meses após o evento e menos de dois meses após o lançamento do TouchPad, o tablet da HP, a empresa anunciou que descontinuará os smartphones e tablets com webOS. Argumentou que as vendas ficaram abaixo do esperado.
Esse sistema operacional foi criado pela Palm, empresa adquirida por US$ 1,2 bilhão pela HP no último ano.
Até o fim de 2011, o Touch-Pad e os smartphones da linha Pre estarão fora das prateleiras americanas.
O tablet se junta a uma série de aparelhos de tecnologia que, nos últimos anos, viram a luz do dia por pouquíssimo tempo.
No ano passado, a Microsoft lançou dois celulares da linha Kin, voltados para o público adolescente. Em menos de três meses a empresa eliminou o projeto, deixando os poucos usuários sem previsão de evolução ou atualização dos aparelhos.
Como a equipe do Kin foi realocada para a equipe do Windows Phone 7, analistas avaliam que a empresa tentou concentrar seus esforços no novo sistema operacional.
Já a Nokia, gigante finlandesa que perdeu espaço no mercado de celulares nos últimos anos, tentou, em 2009, entrar no nicho de notebooks.
Com o Booklet 3G, um netbook de 10 polegadas e preço de US$ 300 -valor acima da média da categoria nos EUA-, a empresa tentou firmar acordos com operadoras para vendê-lo atrelado a planos, como um smartphone. Não funcionou.
A explicação de Apotheker para as falhas da HP com o webOS remete a outros produtos que não duraram muito tempo: "A velocidade de mudanças no mercado de aparelhos pessoais continua crescendo, e a competição é cada vez mais complexa".


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