São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai de Gates conta histórias de família

No livro "Desperte para a Vida", William Henry Gates II busca ensinamentos, lições e dicas de comportamento

Obra, porém, não ensina como criar filhos para serem multimilionários nem como encaminhar crianças à tecnologia

Reprodução
Bill Gates posa para a revista "Teen Beat" após o lançamento do Windows 1.0, em 1985

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE TEC

Fracassou a primeira demonstração de um produto criado por Bill Gates, então um jovem estudante. Foi na casa da família, e o futuro homem mais rico do mundo saiu correndo para pedir que a mãe dissesse aos potenciais clientes que a geringonça funcionava, sim...
Essa é uma das histórias de família reveladas por William Henry Gates II, pai do cofundador da Microsoft, no livro "Desperte para a Vida", em que relata experiências vividas por ele e pelos filhos, buscando sempre um ensinamento, uma lição, uma dica de comportamento pessoal ou empresarial.
O livro, recém-lançado no Brasil, se soma a dezenas de outros do gênero, que focam as carreiras de empresários da alta tecnologia para construir um gênero que poderia ser chamado de autoajuda empresarial.

SEM FÓRMULAS
No seu livro, William H. Gates II, que passou a se chamar Bill Gates Sênior (ou Gates Sr.), para se diferenciar do Bill Gates mais mundialmente conhecido, não ensina como criar filhos para serem multimilionários nem como encaminhar a criança para o mundo da tecnologia nem muito menos apresenta o passo a passo do pai de sucesso em dez simples lições.
Ao contrário, demonstrando capacidade de humor, de rir de si mesmo, lembra que, logo que Bill, o filho, estourou com a Microsoft, ele passou a ser procurado por todos, desde repórteres da revista "Fortune" até o padeiro da esquina, que queriam saber qual o segredo para criar um filho como o cofundador da Microsoft.
"O segredo? Pois é, deve ser mesmo um segredo, pois nem eu mesmo sei qual é", pensava ele consigo mesmo, conforme revela no livro.
O que não o impede de buscar alguma explicação para a formação de seus rebentos. Fala dos jantares em família, quando ele e a mulher conversavam com os filhos sobre o trabalho e sobre a participação na vida da comunidade, além de outras tradições familiares. E resume: "Acredito firmemente que as crianças aprendem mais pelo exemplo, pelo que veem seus pais fazendo, do que pelo que ouvem deles".

Desperte para a Vida - Reflexões sobre a Bênção de Existir
Bill Gates Sr. com Mary Ann Mackin
EDITORA BestSeller
TRADUÇÃO Gabriel Zide Neto
QUANTO R$ 24,90 (208 págs.)
AVALIAÇÃO    
O pai de Bill Gates, fundador da Microsoft, relata experiências vividas por ele e pelos filhos, sempre buscando um ensinamento, uma lição ou uma dica de comportamento pessoal ou empresarial.


Texto Anterior: Atalho - José Antonio Ramalho: Atualização para o Windows 7
Próximo Texto: Fundador da Microsoft era "respondão" e cabeça-dura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.