São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2010

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Debate Folha/UOL soma inovação à qualidade de TV

Inédito na internet brasileira, encontro presidencial teve interação como diferencial

DE SÃO PAULO

O debate presidencial Folha/UOL da última quarta, o primeiro transmitido exclusivamente pela internet no país, teve produção de grande evento televisivo.
Ao todo, o UOL alocou 142 profissionais para a transmissão ao vivo. A estrutura de captação de áudio e vídeo foi idêntica à utilizada pelas emissoras de TV. Foram usadas 11 câmeras de alta definição (HD) e uma grua operada por controle remoto.
Na central de áudio e vídeo, havia duas mesas de corte, uma para o programa e outra para os intervalos. O sinal cortado era enviado a outra mesa, que fazia a distribuição para o satélite.
O debate marcou a primeira vez em que o UOL fez transmissões ao vivo também para iPhone, iPad e dentro de redes sociais como Twitter e Facebook. Nunca havia sido formado no Brasil um pool de mais de 80 sites para retransmitir um evento.
O resultado do investimento foi uma audiência de mais de 1,4 milhão de pessoas na transmissão ao vivo.
"Pensamos em oferecer múltiplos sinais de vídeo do debate. Assim o internauta poderia acompanhar seu candidato favorito mesmo que ele não estivesse com a palavra. Mas os representantes dos candidatos vetaram", diz Rodrigo Flores, gerente-geral de notícias do UOL.
Para o mediador Fernando Rodrigues, o diferencial do debate foi o grau de participação do público -os candidatos responderam às perguntas de 12 internautas.
"Enquanto na TV há uma audiência mais passiva, que vai zapeando com controle remoto, creio que os que sintonizaram no debate Folha/ UOL de fato estavam interessados no assunto."
O ineditismo da iniciativa fez com que o debate ganhasse destaque na mídia internacional. O jornal espanhol "El País", por exemplo, falou em "eleições 2.0 no Brasil".
Caso haja segundo turno, Folha e UOL já se preparam para um novo debate.
"Vamos considerar aumentar a infraestrutura. E no futuro queremos desengessar ainda mais os formatos tradicionais de debate eleitoral. O público precisa ter presença cada vez maior", diz Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL.

FOLHA.com
Veja a íntegra do debate
folha.com/mm785079


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