São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2010

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Folha passa a ter editor de mídias sociais

Desafio é desenvolver uma estratégia na área e coordenar os trabalhos das várias editorias

DE SÃO PAULO

A Folha pretende ter nas mídias sociais a mesma posição de liderança que ocupa no meio impresso e na internet. Para isso, o jornal está ampliando sua presença nas principais redes, como Twitter e Facebook, onde os internautas podem acompanhar as notícias do jornal e mandar seus comentários.
Desde março o jornalista Marcos Strecker assumiu a função de editor de mídias sociais, posição criada especialmente para desenvolver uma estratégia nova na área e para coordenar os esforços de todas as editorias, jornalistas e colunistas.
O jornal estuda as iniciativas pioneiras em implantação na imprensa internacional, em especial nos EUA e no Reino Unido.
A BBC britânica também criou neste ano o cargo de editor de mídias sociais, ocupado por Alex Gubbay. Diversos jornais e TVs estão seguindo o mesmo caminho, atentos ao crescimento dos sites de relacionamento.
As pesquisas indicam que os usuários vêm utilizando cada vez mais os sites de relacionamento também como fonte de notícias. Nos EUA, em março, o Facebook superou o Google pela primeira vez em número de visitas.
Segundo o Ibope Nielsen Online, cerca de 86% dos internautas ativos no Brasil utilizaram essas mídias em fevereiro. A Folha deseja levar às redes sociais notícias de qualidade, respeitando a linguagem própria desse meio.
No microblog Twitter, o internauta já pode acompanhar alertas e as principais notícias do jornal, 24 horas por dia. Em www.folha.com/twittersdafolha, estão relacionados 18 canais das diferentes editorias.

COMUNICAÇÃO
Na página das editorias no Twitter, será possível saber em breve quais jornalistas estão administrando as mensagens, tornando a comunicação mais pessoal. Através do Twitter também será possível, em breve, comunicar-se com a ombudsman da Folha, Suzana Singer.
No Facebook, em www.facebook.com/folhadesp, os internautas já podem acampanhar uma seleção de notícias do jornal. Editorias como Poder já se comunicam no Facebook e no Twitter com os leitores, para discutir alguns dos principais fatos do dia.
Outra iniciativa foi a criação das páginas do projeto "DNA Paulistano" no Facebook e no Twitter, abrindo discussões a partir da pesquisa sobre a relação dos paulistanos com sua cidade, realizada pelo Datafolha, que resultou em dez cadernos publicados na Folha em 2008.
Em junho, com organização da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e apoio da Folha, está previsto um debate de jornalistas brasileiros, profissionais e editores de mídias sociais de jornais internacionais, como "The Guardian".


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