São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAMES

Bigode nas estrelas

Nova aventura de Mario para Wii leva o simpático herói ao espaço sideral para lutar pela salvação da princesa Peach

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Baixinho, bigodudo e de macacão e boina vermelhos, Mario não tem lá as características de um típico herói de videogame, mas a nova aventura do ícone da Nintendo mostra que a franquia está em plena forma. Em Super Mario Galaxy 2, que oferece galáxias inéditas para explorar, o céu é o limite.
É verdade que ultimamente faltam ao Wii bons jogos, com gráficos bacanas e tramas elaboradas. Super Mario Galaxy 2 pode não suprir completamente tal carência, mas prova que, mesmo com potencial técnico inferior aos de PlayStation 3 e Xbox 360, o Wii é capaz de dar vida a uma superprodução.
Assim como na versão original, Mario passeia por diversos planetas em busca das preciosas estrelas e, principalmente, da princesa Peach, mais uma vez sequestrada por Bowser, que agora planeja controlar o universo. Às vezes, o personagem fica de ponta-cabeça ou flutua de um lugar para o outro.
O dinossaurinho verde Yoshi retorna à cena em Super Mario Galaxy 2. O bom e velho amigo do bigodudo usa a língua para agarrar certos objetos e atirá-los contra os adversários.
De vez em quando, Yoshi também ajuda o jogador a superar obstáculos impostos pelos planetoides. Tudo bem ao seu estilo: ao comer pimenta, por exemplo, ele fica tão alterado que corre a ponto de subir pelas paredes; já ao comer um outro item, com outro acepipe, o bicho infla como um balão e leva Mario às alturas.
Há também alguns itens novos como a broca, que Mario usa para cavar túneis e atravessar de uma superfície do planeta a outra. Quem tem experiência com Super Mario Galaxy pode partir em busca dos Comet Metals, que destravam níveis mais difíceis e com desafios extras.
O segundo jogador pode controlar Luma, uma pequena e simpática estrela laranja. Entre outras funções, Luma ataca os adversários e coleta moedas e bolhas, retendo-os até que o herói precise delas. Luigi, irmão de Mario, também está entre os personagens jogáveis.
Com gráficos tridimensionais tão bons quanto os do predecessor, Super Mario Galaxy 2 é uma aventura imperdível para quem tem o Wii. Shigeru Miyamoto, o criador do personagem, mostra que a franquia, que já tem mais de duas décadas, está em forma e ainda tem muita diversão para oferecer.


Texto Anterior: Não caia na lábia dos criminosos
Próximo Texto: Ficha técnica: Super Mario Galaxy 2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.