São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mundo móvel

Guia do smartphone traz dicas para escolher seu telefone, testes e indicações de aplicativos para ampliar a utilidade do aparelho

EMERSON KIMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Todo o mundo quer um smartphone. As vendas dos chamados celulares inteligentes, cheios de recursos e craques para navegar na internet e nas redes sociais, cresceram 72,1% no mundo no ano passado, em relação a 2009. No total, foram vendidos mais de 296 milhões desses aparelhos, segundo o instituto de pesquisas Gartner. Para este ano, a previsão do IDC é que as vendas mundiais cresçam 49,2%.
Embora o mercado esteja fortemente concentrado na Europa e na América do Norte --regiões responsáveis por mais da metade das vendas no último trimestre do ano passado--, o Brasil não está fora da festa.
Por aqui, o Gartner calcula que foram vendidos mais de 5 milhões de smartphones no ano passado. Segundo a Nielsen, as vendas cresceram 279% em relação a 2009, enquanto a venda de celulares em geral aumentou 101%.
Pesquisa feita no ano passado registrou que o smart- phone era o segundo equipamento de tecnologia mais desejado pelo consumidor brasileiro, perdendo só para televisores de alta definição, pois foi ano de Copa.

EVOLUÇÃO
Os primeiros modelos surgiram nos anos 1990 e, grosso modo, juntavam funções de celular e PDA (assistente digital pessoal, ou palmtop). Hoje, é comum classificar como smartphones celulares que, além dos recursos comuns em aparelhos mais simples (agenda, câmera, tocador de mídia etc.) e conexão à internet, ofereçam um sistema operacional atualizável e aberto a aplicativos desenvolvidos por terceiros.
Os smartphones têm evoluído rapidamente. Os novos modelos têm entre seus principais destaques um processador de núcleo duplo, componente que estará presente em vários dos modelos a serem lançados neste ano.
Chips gráficos mais poderosos, câmeras mais aprimoradas e maior quantidade de memória devem ser outras novidades comuns nos principais lançamentos de 2011. Além de aplicativos cada vez mais sofisticados, que multiplicam a utilidade do aparelho.
Mas o mercado não é feito apenas de modelos ultrassofisticados, claro. Analistas do Gartner dizem que as empresas não devem ignorar os smartphones mais básicos, que devem crescer bastante neste ano. Eles podem ser uma opção atraente principalmente para usuários de planos pré-pagos.
Nas páginas a seguir, veja dicas para escolher o seu smartphone, conheça as características dos principais sistemas operacionais e confira testes de modelos disponíveis no mercado brasileiro.
Saiba ainda como funcionam as lojas de aplicativos de diferentes plataformas e entenda por que é importante preocupar-se com a segurança do seu dispositivo.


Próximo Texto: Saiba o que levar em conta na compra dos aparelhos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.