São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Edite filmes diretamente na nuvem, sem instalar programas

DE SÃO PAULO

O termo computação em nuvem é usado para descrever a prática de armazenar informações e operar programas pela internet, sem a necessidade de instalar softwares ou baixar arquivos.
Aos poucos, a tecnologia alcançou tarefas como escrever textos e até mesmo editar vídeos -solução prática para quem não exige precisão profissional na finalização dos filmes.
O próprio YouTube dispõe desde julho de uma ferramenta on-line de edição. Basta entrar no endereço youtube.com/editor para cortar seus filmes e inserir trilhas (apenas faixas da biblioteca do próprio YouTube, composta majoritariamente por artistas independentes).
Dá para unir cenas de vários vídeos diferentes, desde que não sejam de terceiros.
Um pouco mais completo, o JayCut (jaycut.com) permite que você use sua própria lista de MP3 para compor os filmes, além de oferecer mais opções de cortes e transições.
É possível, ainda, exportar a obra-prima para o YouTube depois de pronta.
A gigante Adobe também oferece uma versão on-line gratuita de seu editor de vídeo, chamada Premiere Express. Basta ter o complemento Flash instalado no navegador e acessar o programa pelo site adobe.com/products/premiereex press. Não é preciso ter experiência para manusear a ferramenta, afirma a empresa.
(ALEXANDRE ORRICO)



Texto Anterior: Foco: Novo iMovie transforma vídeo caseiro em trailer de cinema
Próximo Texto: Edição de vídeo está mais fácil e barata
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.