São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Shadows mistura demônios e humor

Fruto da mente dos criadores de Resident Evil e No More Heroes, game é repleto de palavrões e violência

Herói recupera energia bebendo doses de saquê e tequila; jogo fica repetitivo às vezes, mas tiradas renovam ânimo

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Permeado por clichês da cultura pop e humor macabro, Shadows of the Damned é fruto das mentes de Shinji Mikami e Goichi "Suda51" Suda, criadores de Resident Evil e No More Heroes, respectivamente.
O estilo de ação pouco convencional reúne gráficos estilizados, palavrões, chefões gigantescos e, claro, uma boa dose de violência.
O protagonista, Garcia Hotspur, é praticamente uma atração à parte: caçador de demônios hispânico, ele precisa ir até o inferno (literalmente) para resgatar a namorada, a bela loira Paula, das garras do chefão do local, chamado Fleming.
A cereja do bolo é o braço-direito do "herói", Johnson, uma caveirinha flutuante --na verdade, trata-se de um demônio aposentado, cujo principal poder é a capacidade de se transformar em diversos objetos, incluindo armas e uma moto utilizadas por Hotspur.
Não por acaso o game lembra bastante Resident Evil 4, pois a ação se desenrola em terceira pessoa, com visão por cima do ombro do protagonista nos frequentes tiroteios.

CHEFÕES GIGANTESCOS
O jogador passa a maior parte do tempo atirando nas mais diversas espécies de demônios e criaturas infernais --que, quando não atacam em hordas, se fazem valer ocasionalmente em "chefões" gigantescos.
Com o passar do tempo, o arsenal fica melhor para dar cabo das ameaças.
Outra mecânica bastante utilizada por Shadows of the Damned é o embate entre luz e escuridão: em áreas onde predomina a penumbra, os demônios são invulneráveis e Hotspur perde energia.
Aí é preciso trazer luz ao local, o que às vezes envolve solucionar pequenos enigmas ou até mesmo atirar numa cabeça de bode --mais um dos momentos bizarros do jogo.

TEQUILA OU SAQUÊ
Por falar em bizarrices, o protagonista tem um modo bastante peculiar para recuperar energia: de tempos em tempos, Hotspur bebe tequila ou até mesmo saquê para voltar aos níveis normais de saúde.
Shadows of the Damned fica repetitivo de vez em quando, especialmente nas cenas de ação, bastante frequentes e, a partir de certo ponto, um tanto manjadas.
Mesmo assim, as tiradas da dupla Garcia Hotspur e Johnson e a condução do enredo renovam o ânimo do jogador.
No final das contas, Shadows of the Damned, em versões para PlayStation 3 e Xbox 360, é uma boa opção para quem aprecia o estilo de ação visto em Resident Evil, devidamente revisto e atualizado.

SHADOWS OFTHE DAMNED
PLATAFORMAS
PlayStation 3 e Xbox 360
QUANTO
R$ 199, em média
SITE
www.ea.com/shadows-of-the-damned
FAIXA ETÁRIA
Maiores de 17 anos (inclui sangue, violência intensa, nudez, temas sexuais e linguagem forte)


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Hashtag, o aperto de mão secreto do Twitter, se difunde
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.